TREINAMENTO | EXCON: Aeronaves dos EUA, uma das maiores do mundo, pousam em MS; simulação de guerra

23 de agosto de 2021 0 Por diadianews

Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-mato-grossense

Por REDAÇÃO – 21/08/21 às 18H39 atualizado em 21/08/21 às 19H00

Aviões trouxeram helicópteros e soldados norte-americanos ao solo de Mato Grosso do Sul. Foto: Silas Ismael

Duas aeronaves, do tipo C-17 Globemaster (uma das maiores do Mundo), da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), aterrissaram neste sábado (21.ago.21) em Campo Grande (MS).

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os aviões cargueiros trouxeram dois helicópteros e soldados norte-americanos, que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021 que teve início em 16 de agosto com atividades operacionais que vão até o dia 3 de setembro. No treinamento estão simulando um cenário de guerra. Cerca de 30 aeronaves e 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento na capital sul-mato-grossense.Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Foto: FAB Assim como na edição do ano passado, o EXCON Tápio implementa o plano de biossegurança para prevenção de contaminação por COVID-19. Foto: FAB 

A primeira fase do EXCON Tápio ocorreu, de 10 a 13 de agosto, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), em Novo Progresso (PA), na região conhecida como Serra do Cachimbo.No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).No cenário do Exercício, serão treinadas Ações de Força Aérea em uma possível participação da FAB em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

O treinamento é coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP) da FAB e conta com a participação de militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. Por este motivo, a atividade, que está na quarta edição, passa a ser denominada EXCON.

O Diretor do Exercício e Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto, explicou que a mudança visa demonstrar a importância da interoperabilidade para a área de Defesa do País. “Com o EXCON Tápio, mostramos a capacidade de operar de maneira integrada, coordenada e harmônica e que essa característica é necessária para que, em uma situação de conflito, as Forças tenham o domínio dos seus ambientes de interesse e impeçam que o inimigo faça o mesmo”, disse.  

MS Notícias

Jornal dia dia