“FÉ ABALADA” Vídeo: PM de folga mata motoqueiro a tiros em frente a igreja
8 de novembro de 2021Depoimento do PM conflita com dados do boletim de ocorrência
Por TERO QUEIROZ – 08/11/21 às 09H39 atualizado em 08/11/21 às 10H51
Rubens Fernando Barbosa de Souza, de 31 anos, morreu após ser atingido por três tiros disparados pelo Policial Militar Roni Lima Rios, de 39 anos, na noite do domingo (7.nov.21), em frente a igreja Caminho da Vida, na Avenida Guaicurus, no Bairro Universitário, em Campo Grande (MS).
Conforme boletim de ocorrência, o suspeito estava em uma moto, desceu e em posse de um revólver calibre 38 teria exigido que o PM entregasse a arma. O MS Notícias obteve uma gravação de segurança (veja abaixo) que mostra o motoqueiro parado, ele desce e vem em direção ao PM que efetua 3 disparos. O suspeito corre, mas alvejado, caiu no cruzamento da avenida com a Rua Itacuruca.
O PM disse em registro, que o suspeito apontou o revólver anunciando assalto e pedindo a arma. No boletim, há destaque para o fato de o suspeito ter supostamente acionado o gatilho da arma, momento em que a vítima se identificou como policial e ordenou ao suspeito que soltasse o revólver. Pedido que, de acordo com o PM, não foi obedecido.
O policial, então, disse ter sacado a sua arma e deu 2 tiros contra o suspeito que seguia vindo na sua direção. Um terceiro tiro teria sido disparado para repelir o avanço, ocasião em que o autor deixou o local correndo em direção à rua Itacuruca, onde acabou caindo.
Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e encaminhou o baleado à Santa Casa. Rubens chegou no hospital às 22h36, em estado gravíssimo, com tiros no lado direito do tórax e no braço e morreu durante atendimento de urgência e emergência, às 3h30, depois de uma parada cardiorrespiratória.
No registro de ocorrência há informações que conflitam com o vídeo. O registro diz quer o fato ocorreu entre às 00h00 e às 00h20, porém, o vídeo mostra que na verdade a intervenção ocorreu pouco antes das 21h. O PM também relata que efetuou 2 disparos e um terceiro para conter o avanço do suspeito, porém, as imagens mostram que na verdade ele efetuou 3 disparos, sendo que os 2 últimos foram efetuados quando o suspeito estava de costas, deixando o local correndo. Pelas imagens, não é possível esclarecer se de fato o suspeito estava armado. O vídeo mostra que o motoqueiro desce,a usnado capacete e caminha na direção do PM, que se esconde atrás de uma mureta e efetua os disparos. Veja a gravação:
Uma arma que a polícia diz que era usada pelo assaltante, com duas munições intactas e uma picotada, foi recolhida no local. Peritos também localizaram três munições calibre .40 deflagradas e 10 intactas, da arma do PM.
O caso está registrado na Delegacia de Pronto Atendimento do Centro Especializado de Polícia Integrada (Depac/Cepol).
MS Notícias