ESTADUAL: Perdas na safra de soja 2021/2022 pode chegar a 1 milhão de toneladas
22 de janeiro de 2022Por REDAÇÃO – 21/01/22 às 14H50 atualizado em 21/01/22 às 14H50
Mato Grosso do Sul passou por problemas hídricos severos, e por isso o Governo do Estado decretou emergência nos municípios. Esse impacto da estiagem tem sido duramente sentido pelos produtores de soja. As estimativas de perdas chegam a 1 milhão de toneladas de grãos na safra de soja 2021/2022.
Os técnicos do SIGA/MS fecharam esta semana um novo relatório sobre as condições das lavouras de soja. Os dados apontam que, apesar da área ficar em 3,7 milhões de hectares, a média de rendimento que era de 56 sacas por hectare caiu para 50 sacas por hectare.
Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar reforçou que a situação é extremamente preocupante.
Com base no levantamento do SIGA/MS, 67% da produção da soja de Mato Grosso do Sul está regular e ruim.
O titular da Semagro reforçou as ações de ajuda do governo do Estado aos produtores rurais neste momento de dificuldades. E explicou a importância do decreto de emergência.
Além disso, Verruck salientou o empenho da ministra Tereza Cristina junto ao Ministério da Economia para garantir ajuda ao setor produtivo neste momento de crise climática.
Jaime Verruck ainda alertou aos municípios para que façam o cadastro na Defesa Civil para que possam ter apoio dos órgãos federais em relação a estiagem em Mato Grosso do Sul.
Katiuscia Fernandes – Subcom
Fonte: Governo MS
MS Notícias