Mais de 60 mil litros de bebidas fraudadas de maçã são descartadas em Minas Gerais

Mais de 60 mil litros de bebidas fraudadas de maçã são descartadas em Minas Gerais

16 de abril de 2022 0 Por diadianews

A ação faz parte do programa de combate à fraude em bebidas realizada pelo Mapa em todo o Brasil

Foto: Mapa/Google

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou, durante a manhã desta terça-feira (12), o descarte de 64.186,88 litros de suco de maçã e 4.660 quilos de suco concentrado de maçã fraudados. A ação ocorreu no aterro sanitário na mesorregião da Zona da Mata, em Minas Gerais.

A equipe de fiscalização do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov-MG), composta por auditores fiscais federais agropecuários, identificou a fraude após ter sido detectado supressão de matéria-prima em sua composição. A detecção foi realizada por meio de  análises de razão isotópica de carbono C3, que indicou a utilização de açúcar proveniente de cana-de-açúcar e água no produto.

“O Regulamento da Lei nº 8.918/94, aprovado pelo Decreto nº 6.871/09, estabelece que as bebidas devem ter qualidade e quantidade dos componentes próprios de sua natureza ou composição, bem como deverão atender aos seus respectivos padrões de identidade e qualidade. Logo, a bebida fraudada não atende a estes requisitos, sendo considerada imprópria para o consumo. Em consequência, sua comercialização é impedida”, explica o coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas, Marcelo Mota.

Quando confirmadas as fraudes, os estabelecimentos são autuados, conforme o Decreto nº 6.871/09, e estão sujeitos à sanção de multa que pode chegar a R$ 117.051 por lote fraudado, além da inutilização das bebidas. 

A ação faz parte do programa de combate à fraude em bebidas realizada pelo Mapa em todo o Brasil.Para mais informações: imprensa@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura.Pecuária e Abastecimento