F1: Perez vence em Baku completa fim de semana perfeito

F1: Perez vence em Baku completa fim de semana perfeito

30 de abril de 2023 0 Por diadianews

Depois de vencer a sprint, mexicano da Red Bull vence também a corrida principal. Verstappen é 2º. Leclerc completa o pódio

30 abr2023 – 09h41

Ver comentários

https://audio10.audima.co/iframe-later-terra-player-audima.html?skin=terra-player&statistic=true

Sergio Perez, o vencedor do GP do Azerbaijão – Foto: Red Bull / Twitter

Comprovando sua fama de especialista em pistas de rua, Sergio Perez foi dominante no circuito de Baku, no Azerbaijão. Assim como no sábado, quando superou Charles Leclerc para vencer a corrida sprint, o mexicano fez valer seu bom ritmo de corrida para não dar chances a Leclerc e a seu colega Max Verstappen no Grande Prêmio desse domingo.

Depois de largar em 3º, Perez superou Leclerc na pista e se valeu de uma bandeira amarela oportuna para ultrapassar Verstappen nos boxes. A partir daí, já na liderança, ele imprimiu um ritmo superior ao do bicampeão mundial e rumou para uma tranquila vitória. Sua segunda no ano – a outra foi na Arábia Saudita, também uma pista de rua – e sexta carreira.

Notícias relacionadas

F1: AlphaTauri anuncia mudanças e dá pistas para o futuro F1: Leclerc supera Red Bulls e se garante na pole em Baku Verstappen vai para cima de Russell após corrida sprint em Baku

Leclerc largou da pole, mas não foi páreo para as Red Bulls. O ferrarista foi despachado com facilidade pelos dois carros da equipe líder do campeonato ainda nas primeiras voltas. Sem poder ameaçar, mas sem ser ameaçado, o monegasco apenas andou em velocidade de cruzeiro, sem sustos, em direção ao seu primeiro pódio do ano.

Com os 25 pontos do GP principal, mais os 8 da sprint, Perez chegou a 87 pontos encurtou a vantagem de Verstappen no campeonato para apenas 6 pontos. Fernando Alonso, que havia sido 3º em todas as etapas até aqui, foi o 4º em Baku e chegou aos 60 pontos. A próxima etapa da temporada de 2023 da Fórmula 1 será já na próxima semana, em Miami.

Verstappen no GP do Azerbaijão
Verstappen no GP do AzerbaijãoFoto: Red Bull / Twitter

Confira no detalhe como foi o GP do Azerbaijão:

ESTRATÉGIAS – Exceto Esteban Ocon e Nico Hulkenberg, ambos largando dos boxes, e Nyck de Vries, último do grid, que saíram de pneus duros, todos os demais começaram com médios.

LARGADA – A largada foi limpa entre os ponteiros. Posições mantidas entre Leclerc, Perez, Sainz, Hamilton e Alonso. Stroll, Norris, Russell e Tsunoda causaram alguma movimentação no início, e fecharam o top 10 ao fim da primeira volta. No fundo, Albon, Piastri e Bottas se enroscaram na curva 2, com o finlandês ficando para trás.

Volta 03/51 – Leclerc puxava uma fila com os duas Red Bulls em sua cola. Entre ele Perez, o 3º, a distância era de apenas 1s2.

04/51 – Verstappen passa Leclerc sem dificuldades, ainda antes do fim da longa reta principal, e assume a liderança.

06/51 – Perez despacha Perez e passa a ser o 2º na corrida. Dobradinha da Red Bull encaminhada. Ao fim da volta, Gasly foi o primeiro a ir aos boxes, trocando os médios pelos duros.

07/51 – Bottas fez sua parada, colocando pneus duros. Vários pilotos do fundão fariam o mesmo na volta seguinte.

09/51 – Alonso e Stroll chegam em Hamilton. Todos andam num intervalo de 1s3.O inglês da Mercedes entra nos boxes ao fim da volta, quando estava na iminência de ser ultrapassado. Hamilton volta em posição ruim, exatamente atrás de uma fila com Zhou, de Vries, Ocon e Hulkenberg.

10/51 – Perez chega em Verstappen, que reclama de sentir seu carro escorregando. Mais atrás, Nyck de Vries bate no setor 2 e causa uma bandeira amarela localizada. Verstappen entra nos boxes ao fim da volta.

Leclerc chegou a seu primeiro pódio do ano
Leclerc chegou a seu primeiro pódio do anoFoto: Ferrari / Twitter

SAFETY CAR – 11/51 – Assim que Verstappen entra nos boxes, a bandeira amarela vira safety car. Todos correm para os boxes, e quem já havia parado acabou prejudicado. Verstappen caiu de 1º para 3º e Hamilton de 5º para 10º.

RELARGADA – 14/51 – Agito após a bandeira verde. Hamilton ganha duas posições nas duas primeiras curvas. Verstappen parte para o ataque a Leclerc e assume o 2º posto na curva 3. Alonso avança sobre Sainz e passa a ser 4º.

15/51 – Hamilton mergulha por dentro e faz manobra sobre Russell, assumindo o 7º lugar.

18/51 – Perez mantém um segundo e meio sobre Verstappen. Os carros da Red Bull sobram: Leclerc, o 3º, já estava a 6s atrás do bicampeão.

19/51 – Stroll comete pequeno erro na entrada da grande reta. Hamilton se aproveita e ataca, ganhando a 6ª posição.

24/51 – Russell cola em Stroll e tenta a ultrapassagem, mas o canadense se defende bem.

25/51 – Outra Mercedes também no ataque (também sem sucesso): Hamilton ameaça Sainz, mas não consegue se aproximar o suficiente e recolhe para respirar o motor.

30/51 – Depois de 14 voltas a 1s5 de diferença entre os líderes, Verstappen parece perder um pouco de ritmo e a distância cai para 2s5.

Alonso é o 4º em Baku
Alonso é o 4º em BakuFoto: Aston Martin / Twitter

35/51 – O top 10 é: Perez (melhor volta), Verstappen, Leclerc, Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Ocon e Hulkenberg. Esses dois últimos, os únicos ainda sem trocar os pneus. Administração de pneus é a palavra de ordem.

36/51 – Hamilton busca Sainz novamente e parte para o ataque. Mas falta velocidade de reta à Mercedes.

37/51 – Com problemas no carro, Zhou recolhe para a garagem e abandona.

41/51 – Enquanto Hamilton segue na cola de Sainz, Verstappen começa a diminuir a vantagem de Perez: de 3s5 para 2s9.

46/51 – Hulkenberg, ainda com os pneus da largada, começa a ser alvo fácil. Norris e Tsunoda o superam

49/51 – Alonso faz a melhor volta da corrida. Ao fim do giro, Russell para nos boxes para colocar um conjunto novo e tentar o ponto extra. Hulkenberg finalmente faz sua parada e cai para último.

50/51 – Ocon também vem aos boxes para cumprir o regulamento e cai da zona de pontos.

51/51 – Perez vence o GP do Azerbaijão. Verstappen e Leclerc completam o pódio. Alonso, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Norris e Tsunoda fecham a zona de pontuação. Russell conseguiu a volta mais rápida.

Parabólica

Portal Terra