OMS decreta fim de emergência sanitária da Covid-19 após três anos de pandemia
5 de maio de 2023Decisão ocorreu após o Comitê de Emergência para a Covid-19 se reunir nesta quinta, 4
- Redação Terra
5 mai 2023 – 10h51 (atualizado às 10h56) Compartilhar Ver comentários
O estado de emergência sanitária internacional da covid-19 chegou ao fim nesta sexta-feira, 5, após três anos de pandemia, decretada em 30 de janeiro de 2020. A Organização Mundial de Saúde (OMS) foi a responsável pela decisão.
“O comitê técnico recomendou o fim do estado de emergência, e eu aceitei a indicação”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Notícias relacionadas
China registra primeira morte humana no mundo por gripe aviária H3N8, diz OMS OMS pede que a China libere todos os dados relacionados ao Covid após nova pesquisa OMS demite principal investigador das origens da Covid-19 por má conduta sexual
Na quinta-feira, 4, o Comitê de Emergência para a Covid-19 se reuniu para definir se a pandemia de Covid-19 ainda seria mantida como Emergência Sanitária Pública de Interesse Internacional (Pheic).
O grupo, que foi convocado por Tedros, teve sua primeira reunião em 22 e 23 de janeiro de 2020, pouco depois dos primeiros casos serem notificados formalmente pela China. Desde então, os especialistas, encontram-se a cada três meses para analisar as orientações para a crise sanitária. A doença provocou a morte de mais de de 700 milhões de casos e 20 milhões de infecções. O Brasil foi um dos mais afetados.
**Com informações da Ansa
Fonte: Redação Terra