Tíquete médio do Microcrédito Produtivo Orientado aumenta 38,5% após a pandemia

Tíquete médio do Microcrédito Produtivo Orientado aumenta 38,5% após a pandemia

24 de julho de 2023 0 Por Marco Murilo de Oliveira

des de 23 a 27 anos foi o que registrou um maior crescimento proporcional ao longo dos últimos anos. Em 2016, este público correspondia a apenas 1% dos contratos. Três anos depois já acumulava 5% e no primeiro semestre de 2023 foi constatado um total de 6% dos pedidos. O segundo maior crescimento proporcional também aponta na direção do rejuvenescimento da carteira de clientes. O público compreendido entre 28 e 32 anos, respondia por 5% da carteira em 2016. Em 2019 chegou a 8% e neste ano já é responsável por 9% dos pedidos.Enquanto isso, os clientes entre 73 e 100 anos foram reduzidos de 7% para 2% e os de 68 a 72 anos de 6% para 3% no mesmo intervalo de tempo. 

“Acreditamos que as dificuldades impostas pela pandemia levaram a uma busca por alternativas diferentes de geração de emprego e renda. Neste sentido, os jovens vislumbraram no microcrédito produtivo uma alternativa para tirar ideias do papel. Uma vez que esses projetos começaram a ter sucesso, o produto passou a figurar cada vez mais fortemente como aliado para todos os momentos”, diz.   A pesquisa foi aplicada junto a uma base de 26 mil clientes do CEAPE Brasil espalhados pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Pará e São Paulo. 

Sobre o CEAPE BrasilCriado em 1989 como uma iniciativa da UNICEF, o CEAPE Brasil atende a homens e mulheres, por meio da metodologia do microcrédito produtivo orientado, como estratégia de combate à pobreza e melhoria de qualidade de vida das pessoas. Com agências espalhadas pelos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e São Paulo, o CEAPE Brasil conta com 26 mil clientes ativos e já ajudou mais de 1 milhão e 600 mil empreendedores informais. A entidade tem 290 colaboradores, sendo que 60% são assessores de crédito, aqueles que visitam os tomadores para saberem as condições e avaliarem os riscos envolvidos. O tíquete médio de empréstimo é de R$ 5,3 mil e 62% das pessoas beneficiadas são mulheres. Para saber mais acesse: https://ceapebrasil.org.br/index.php#

Por Compliance Comunicação – Ana Borges