FPA: Análise de Mídias 10 e 11/08/2023
11 de agosto de 2023Análise de Mídias – 10/08
– Canal Rural destaca que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu, nesta quarta-feira (9), com o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima, para tratar sobre a fiscalização de circulação de máquinas agrícolas nas rodovias públicas. Atualmente, a circulação de veículos agrícolas é permitida em casos esporádicos pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mediante autorização especial.
Leia +: https://shre.ink/aVfi
– Notícias Agrícolas ressalta que com a intenção de melhorar as condições para o desenvolvimento da cultura da soja, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), solicitou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que o calendário tradicional de plantio do grão continuasse no período de setembro a 31 de janeiro. O pedido já foi acatado pelo chefe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Leia +: https://shre.ink/aVXC
– O Globo noticia que a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) protocolou seu parecer sobre o projeto do marco temporal da terra indígena na Comissão de Agricultura do Senado. Contrariando a expectativa do líder do governo, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), ela manteve o entendimento da Câmara. Havia uma expectativa de que o texto entraria na pauta desta quarta-feira, 9, mas sua inclusão no debate foi adiada.
Leia +: https://shre.ink/aVkb
– G1 ressalta que após Lira cancelar convocação de ministro e partido trocar membros, relator sinaliza com fim da CPI do MST. Deputado Ricardo Salles criticou ‘manobras regimentais’ e disse que desistiu de pedir prorrogação dos trabalhos por mais 60 dias. Prazo de funcionamento termina em setembro.
Leia +: https://shre.ink/aVXg
– O Globo destaca que mesmo após a divulgação do estudo do Ministério da Fazenda com a estimativa de alíquotas para o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), líderes do Senado afirmam que será difícil cortar o número de exceções da reforma tributária já postas pela Câmara dos Deputados. Senadores assumem que o esforço será para não aumentar os regimes especiais, em meio ao lobby dos setores.
Leia +: https://shre.ink/aVfI
– Folha de S. Paulo noticia que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) publicou nessa quinta-feira (10) uma instrução normativa com procedimentos para a declaração de interesse social de terras que serão usadas para novos projetos de assentamento agrário. A medida acontece após o presidente Lula (PT) ter declarado que o Incra não deveria esperar novas invasões para oferecer as propriedades e criar uma política de assentamentos.
Leia +: https://shre.ink/aVjo
– Globo Rural destaca que representantes do setor lácteo vão a Brasília contra importação. Produtores e membros da indústria nacional querem que o governo seja mais rigoroso na liberação de lácteos importados.
Leia +: https://shre.ink/aVVM
– Poder 360° noticia que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) realiza audiência nesta 5ª feira (10.ago.2023), na Câmara dos Deputados. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, fala aos congressistas.
Leia +: https://shre.ink/aVnL
– Globo Rural destaca que a República Dominicana abriu seu mercado para as exportações brasileiras de carnes bovina e suína, informou o Ministério da Agricultura. Sete estabelecimentos nacionais já estão habilitados a vender as proteínas para lá.
Leia +: https://shre.ink/aDRi
– Valor Econômico noticia que oficializado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como relator da reforma tributária no Senado, o líder do MDB, Eduardo Braga (AM), afirmou que apresentará o plano de trabalho na próxima sessão do colegiado, marcada para a próxima quarta-feira (16). O presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (UniãoAP), confirmou que colocará o cronograma de trabalhos na pauta do colegiado.
Leia +: https://shre.ink/aV2H
– O Globo ressalta que Tarcísio diz que não será candidato a presidente e que estará com ‘quem Bolsonaro apoiar’ em 2026. Governador de SP afirmou estar realizado à frente do Executivo paulista em entrevista a podcast.
Leia +: https://shre.ink/aV14
– Folha de S. Paulo diz que o presidente Lula (PT) tem reclamado a aliados sobre a estratégia de líderes do centrão para pressioná-lo a concretizar a reforma ministerial que irá colocar o PP e o Republicanos no primeiro escalão do governo. Em conversas com pessoas próximas, segundo relatos, o petista afirmou que as negociações vão acontecer e não deveriam se misturar com sinalizações em tom de ameaça e barganha.
Leia +: https://shre.ink/aj4F
– O Globo noticia que o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tem dedicado parte da agenda a representar o Palácio do Planalto nas conversas com os candidatos a procurador-geral da República e já se reuniu com três cotados para o posto. O encontro mais recente ocorreu na noite de quarta-feira. Ao lado de três assessores, o responsável pela articulação política esteve com o subprocurador-geral Paulo Gonet Branco, visto como favorito ao cargo. Gonet aproveitou o jantar para apresentar suas ideias sobre a condução do Ministério Público Federal (MPF), tema sensível ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia +: https://shre.ink/aPuK
– Folha de S. Paulo fala que o PSB anunciou nesta quinta-feira (10) que protocolou representação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por supostamente ter tramado com Walter Delgatti, o hacker da “Vaza Jato”, a invasão nos sistemas de informação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A coluna teve acesso à ação, que pede que o mandato da deputada seja cassado ou, se o conselho entender que não é o caso, a suspensão temporária do mandato, além do afastamento das prerrogativas regimentais.
Leia +: https://shre.ink/aZ5E
– Estadão diz que o desafio imposto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva de abrigar o Centrão no governo sem “ferir de morte” seus aliados de primeira hora tem somente uma solução heterodoxa na ala mais à esquerda do PT. Lideranças ouvidas pela Coluna sob reserva passaram a defender a criação de mais dois ministérios para resolver o impasse com os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (RepublicanosPE) – que já foram anunciados ministros, mas ainda não têm pasta definida.
Leia +: https://shre.ink/aPb4