São Gabriel do Oeste (MS) recebe prefeitos do Cointa para discutir saúde pública e resíduos sólidos

São Gabriel do Oeste (MS) recebe prefeitos do Cointa para discutir saúde pública e resíduos sólidos

26 de setembro de 2023 0 Por Marco Murilo de Oliveira

Com a proposta de aproximar cada vez mais os municípios consorciados, Cointa promove assembleia itinerante; São Gabriel é a primeira cidade a receber prefeitos 

Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada mais uma Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari (Cointa), desta vez, na cidade de São Gabriel do Oeste/MS, município que integra o consórcio.

O evento foi promovido para a discussão da alteração da redação da Resolução nº 10 de 05 de maio de 2022; da alteração da redação da Resolução nº 35 de 03 de dezembro de 2021; da disposição final dos resíduos sólidos no aterro de Rio Verde de MT e a regulação e fiscalização dos resíduos sólidos com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS), além, da palestra ministrada pelo deputado federal Dr. Luiz Ovando, sobre a valorização do Clínico Geral na saúde pública dos municípios. 

O presidente do Cointa e prefeito da cidade de Sonora, Enelto Ramos da Silva, agradeceu a presença de todos que compareceram e mostrou-se satisfeito com o resultado da assembleia. “Nós do Cointa estamos felizes com a realização de mais uma Assembleia Geral, em que tratamos de assuntos de interesse mútuo a todos os municípios que integram o Consórcio, sendo mais um passo em busca de desenvolvimento para nossa região. Também tivemos a participação do deputado estadual Junior Mochi que, sempre nos prestigia, acompanhando nossas ações e do deputado federal Luiz Ovando, que apresentou uma palestra de extrema importância para todos, mas principalmente, para quem é gestor público e precisa saber administrar todos os setores, sendo a saúde um dos fundamentais”, pontuou Enelto.  

A Agems, que atua como uma agência reguladora autônoma, demonstrou seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida através dos serviços básicos que regulamenta e fiscaliza.  

“Nós debatemos a importância da gestão dos resíduos sólidos nos municípios e a importância de um convênio como esse. Na ocasião, esclarecemos todas as dúvidas a respeito do assunto e nos colocamos a disposição prestar todo o suporte necessário aos prefeitos e seus secretários com o objetivo de tornar os municípios de MS mais sustentáveis, nós como agência pensamos no futuro”, comenta a contadora e diretora de saneamento básico da Agência de Regulação, Iara Marchioretto.

O deputado federal Dr. Luiz Ovando, ministrou uma palestra sobre a importância do médico Clínico Geral, com foco na otimização dos recursos disponíveis e a discussão de estratégias no âmbito da qualificação profissional em saúde. A ideia é propor um debate aberto sobre esse tema, que tem sua origem no Projeto de Lei n. 4502/2019, que desde então, vem sendo discutido na Câmara Federal e motivou a criação da Frente Parlamentar da Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica. “O objetivo da palestra, é o de sensibilizar a comunidade como um todo, população e os gestores municipais, sobre a importância do médico clínico geral. É preciso resgatar a atuação do médico clínico geral, como elemento resolutivo, em termos de saúde, resgatando o bem-estar do paciente e economizando. A saúde de modo geral, tem custos elevados e, precisamos de um gerenciamento adequado dos recursos”, afirmou o deputado que também é médico e preside a Frente Parlamentar de Valorização do Clínico e Resgate da Identidade Médica da Câmara dos Deputados.

Junior Mochi, deputado estadual, idealizador e primeiro presidente do Consórcio, falou da satisfação em ver o progresso alcançado pela instituição, graças às boas gestões que passaram pela administração. Mochi também parabenizou Enelto pela gestão e classificou-a como “gestão que une”.

“Acho extremamente importante que as assembleias sejam realizadas, porque permite que a realidade de cada município consorciado seja apresentada. O Cointa é uma ferramenta importantíssima de gestão, onde os problemas são compartilhados e, a partir de então, busca-se soluções, que proporcionam melhorias aos municípios da nossa região, da região envolvida pela bacia do Rio Taquari. Vejo a gestão do presidente Enelto, como uma gestão que une. É uma gestão que trabalha a união dos prefeitos, compartilha os problemas e busca soluções nesse sentido, elogiou.

Pedro Freitas, coordenador geral do Cointa, falou sobre a importância da realização de mais uma Assembleia Geral. “A Assembleia que estamos realizando hoje, aqui em São Gabriel, significa bastante para o Cointa, porque é um momento em que estamos discutindo propostas e reivindicações do Consórcio que serão destinadas aos órgãos competentes, para que a gente consiga torná-las realidade e melhorar a vida de todos os moradores das cidades consorciadas”.

Integram o Cointa, os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, , Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.

Juliana Aguiar