A evolução das embalagens sustentáveis: Voith e 4evergreen alliance impulsionam projetos inovadores

A evolução das embalagens sustentáveis: Voith e 4evergreen alliance impulsionam projetos inovadores

7 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira
  • Voith intensifica seu envolvimento com a 4evergreen alliance, uma rede com mais de 110 participantes da cadeia de valor de embalagens à base de fibras;
  • Em especial, Voith contribui com inovadoras tecnologias de depuração para embalagens sustentáveis, realizando uma série de testes em seu Centro de Tecnologia de Fibras (FTC);
  • Objetivo da 4evergreen alliance: alcançar uma taxa de reciclagem de 90% das embalagens à base de fibras até 2030.

HEIDENHEIM. A fornecedora completa Voith está intensificando seu compromisso com a 4evergreen alliance em uma série de projetos pioneiros. Entre outras iniciativas, a empresa vem focando o desenvolvimento de processos inovadores para a desagregação de papéis-barreira em escala industrial. A aliança é composta por mais de 110 membros que participam de todo o ciclo de vida de embalagens à base de fibras – desde proprietários de florestas até produtores, designers, proprietários de marcas e recicladores. Juntos, os participantes compartilham seus conhecimentos para desenvolver ferramentas e diretrizes destinados a tornar o setor ainda mais sustentável. Como membro do grupo de trabalho de ‘Tecnologias Inovadoras de Reciclagem’ no fluxo de trabalho de Inovação da 4evergreen alliance, a Voith faz uma contribuição essencial para o desenvolvimento de novas soluções. Além disso, membros de outros fluxos de trabalho se beneficiam da experiência da Voith nas áreas de preparação de massa e reciclagem.

Bernd Gueldenberg, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da Voith Paper, destaca a importância da colaboração: “A Voith tem orgulho de ser um dos principais fornecedores de tecnologia da 4evergreen alliance, desenvolvendo soluções inovadoras para o setor papeleiro. Nossa experiência nas áreas de preparação de massa e reciclagem nos permite enfrentar os desafios do setor para aumentar ainda mais sua sustentabilidade.”

A atuação da Voith está principalmente voltada para a pesquisa e o desenvolvimento de conceitos inovadores de desagregação para aumentar a reciclabilidade das embalagens à base de fibras. Para isso, as múltiplas capacidades do Centro de Tecnologia de Fibras (FTC) da Voith desempenham uma função essencial. O FTC funciona como um ambiente de teste para a reciclabilidade de papéis-embalagem, permitindo a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis em estreita colaboração com outros membros da aliança.

Ao focar projetos voltados para os desafios da separação e reciclagem de papeis-barreira e papeis-cartão, o FTC desenvolve tecnologias e processos que aumentam a taxa de reciclagem de embalagens à base de fibras. Os projetos envolvem três principais etapas. A primeira são os estudos preliminares para identificação dos conceitos mais promissores de desagregação. O conceito mais bem avaliado é então testado como um projeto-piloto no FTC. Depois dos testes, o conceito é otimizado e mais pesquisas são realizadas para garantir o melhor processamento possível das matérias-primas recuperadas.

No âmbito dessa cooperação, a Voith vem realizando uma série de pesquisas e testes. Tecnologias de ponta, como medições de infravermelho próximo e medições de NDR vêm sendo usadas para a detecção de stickies e outras impurezas contidas nas matérias-primas. Essas tecnologias permitem realizar uma análise precisa das propriedades dos diferentes tipos de papel e detectar a presença não só de stickies, mas também de polietileno, outra impureza comum em papéis-barreira. O conhecimento adquirido ao longo desse processo permite desenvolver novos conceitos de desagregação e analisar a eficiência de diferentes agregados de limpeza. Um total de cerca de 70 medições de infravermelho próximo (NIR) foram realizadas para avaliar as diferentes propriedades de barreira de alguns tipos de matérias-primas.

Embalagens sustentáveis na UE

A 4evergreen alliance estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% das embalagens à base de fibras até 2030. Essas embalagens desempenham um papel fundamental na economia circular: com a impressionante taxa de reciclagem de 82,5%, elas já fazem uma contribuição significativa à sustentabilidade. Em comparação com a reciclabilidade de outros materiais, como metais (74,8%), vidros (74,9%) ou plásticos (39,7%), a reciclabilidade das embalagens à base de fibras se destaca. Além disso, as embalagens à base de fibras têm um excelente desempenho em termos de proteção climática. O setor papeleiro europeu, por exemplo, reduziu suas emissões de dióxido de carbono em 48% desde 1990, e mais de 60% de sua energia provém de fontes renováveis – o nível mais alto de todos os setores da economia. Por fim, as embalagens à base de fibras também estão conquistando os consumidores. Consumidores europeus, por exemplo, preferem embalagens fabricadas em papel e papelão por causa de sua sustentabilidade. Para 62% dos consumidores europeus, esse tipo de embalagem é menos nocivo para o meio ambiente, e 57% o consideram mais fácil de reciclar em comparação com outros tipos de embalagens.

Centro de Tecnologia de Fibras (FTC) da Voith

O FTC da Voith oferece tecnologias de ponta para realizar análises de processos, além de amplas capacidades de testes para novos processos e tipos de papel. Nesse centro, fibras primárias e secundárias são processadas em condições que simulam operações reais de fabricação de todos os tipos de papel. Isso permite realizar testes para melhorar o rendimento e as propriedades das fibras, bem como maximizar a limpeza e eficiência energética do processo. A Voith oferece unidades do FTC em Heidenheim, Alemanha, e Motomiya, Japão. Os processos disponíveis no FTC incluem depuração, flotação, refino, espessamento/lavagem, desfloculação, dispersão, desagregação/fracionamento, branqueamento e separação centrífuga.

Sobre a 4evergreen alliance

A 4evergreen é uma aliança setorial com mais de 110 membros participantes de todo o ciclo de vida de embalagens à base de fibras – desde fabricantes e recicladores de papel, papelão e celulose até produtores e conversores de embalagens, incluindo proprietários de marcas, varejistas e empresas de gestão de resíduos. A aliança também inclui fornecedores de materiais não fibrosos (como adesivos, tintas, revestimentos), fornecedores de tecnologia (como máquinas, soluções de coleta e reciclagem), importantes institutos de pesquisa e startups. Juntos, os participantes compartilham seus conhecimentos para desenvolver ferramentas e diretrizes destinados a tornar o setor ainda mais sustentável. O objetivo é alcançar uma taxa de reciclagem de 90% das embalagens à base de fibras até 2030

Além do foco na inovação, outros fluxos de trabalho da aliança vêm definindo importantes padrões para todo o setor de papel e papelão europeu. Entre eles estão o Protocolo de Avaliação da Reciclabilidade, que avalia a reciclabilidade de embalagens à base de fibras, e a Diretriz ‘Circularity by Design’ (ou Circularidade desde o Projeto), voltada a garantir a melhor reciclagem das embalagens desde o início do seu ciclo de vida. Além disso, os membros da aliança vêm desenvolvendo recomendações para sistemas de coleta e separação, como as Orientações para Melhor Coleta e Separação. Para saber mais, acesse 4evergreenforum.eu.

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 21.000 colaboradores, gera € 5,5 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como fornecedora completa para o setor papeleiro, oferece a mais ampla gama de tecnologias, serviços e produtos ao mercado, fornecendo aos fabricantes de papel soluções holísticas a partir de uma única fonte. O fluxo contínuo de inovações da empresa possibilita uma produção que conserva recursos e ajuda os clientes a minimizar sua pegada de carbono. Com os produtos de automação e as soluções de digitalização líderes de mercado do portfólio Papermaking 4.0, a Voith oferece aos seus clientes tecnologias digitais de ponta para aumentar a disponibilidade e eficiência de fábricas em todas as etapas do processo produtivo.

LVBA Comunicação – Voith