Brasil Júnior anuncia nova gestão e ações para impulsionar jovens empreendedores

Brasil Júnior anuncia nova gestão e ações para impulsionar jovens empreendedores

9 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Potiguar Elias Gabriel assume Presidência Executiva e apresenta objetivos para o ano de 2024

A Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, realizou nesta semana a cerimônia de posse de sua nova Diretoria Executiva para 2024, na Universidade Corporativa Bradesco, assim como a apresentação do novo time e dos principais focos para o ano vigente.

O potiguar Elias Gabriel, estudante de Gestão de Políticas Públicas na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), assume a Presidência Executiva que tem como missão impulsionar o empreendedorismo entre os universitários e fomentar as políticas públicas sustentáveis. Com trajetória no Movimento Empresa Júnior desde 2019 e experiência como Conselheiro Estadual da Juventude, no Governo do Rio Grande do Norte, ele é o segundo potiguar a assumir este cargo.

“Vamos dar voz aos jovens de todas as regiões para transformar o Brasil em um país mais empreendedor, continuando a promover uma base sólida de educação empreendedora para o desenvolvimento de ações e projetos eficazes e sustentáveis”, disse.

Esse ano a cerimônia veio com a proposta de mostrar o impacto do movimento de maneira quantitativa e qualitativa na vida dos jovens, assim como na realidade de seus stakeholders. Além disso, premiou os agentes fundamentais para contribuir com o trabalho da Confederação e das empresas juniores do Movimento.

A Brasil Júnior, organização sem fins lucrativos, representa mais de 29 mil jovens empresários, com a missão de formar lideranças capazes de fortalecer a educação empreendedora nas universidades, reunindo atualmente mais de 1.500 empresas juniores no país. A nova diretoria é composta por:

Presidência do Conselho: Marcelo Andrade (UNIJr-BA)

Presidência Executiva: Elias Gabriel (RN Júnior)

Vice-Presidência de Negócios: Maria Clara Senna (FEJEMG)

Vice-Presidência de Gestão e Gente: Hélio Júnior (FEJECE)

Diretora de Aceleração da Rede: Mara Lima  (FEJEMG)

Diretora de Desenvolvimento das Instâncias: Carolina Rabelo (FEJESP)

Universidades e Institutos mais empreendedores do Brasil

A cerimônia também reconheceu as instituições de ensino superior mais empreendedoras do país, com a USP (Universidade de São Paulo) liderando o ranking, seguida por UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), UFV (Universidade Federal de Viçosa), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), respectivamente. 

Entre os Institutos Federais,  o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF SUL DE MINAS), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Instituto Federal da Bahia (IFBA) foram destacados por suas iniciativas empreendedoras.

O relatório sobre os estudos está disponível no site Universidades Empreendedoras. O ranking das universidades avaliou mais de 100 instituições de ensino superior em todo o país, com base nos critérios de inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. O estudo contou com a participação de mais de 34 mil estudantes. Além disso, o Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE) analisou mais de 30 instituições federais, em parceria com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). 

Quem é a Brasil Júnior?

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. Em 2023, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de mais de 29 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de R$ 80 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos membros das mais de 1.500 empresas juniores. 

Quem é o Presidente Executivo?

Elias Gabriel é potiguar, 23 anos, cursa Gestão de Políticas Públicas na UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Também já foi Presidente Executivo da Federação RN Júnior e Conselheiro Estadual da Juventude do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

TG Comunicação