Energia Solar: a importância de usar cabos adequados e de alta qualidade

Energia Solar: a importância de usar cabos adequados e de alta qualidade

19 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Uma das principais características que determinam a confiabilidade e o desempenho dos cabos, segundo os especialistas da Sil Fios e Cabos, é a quantidade e a qualidade do cobre usado na sua fabricação

Cabos solares irregulares, com menos cobre ou de qualidade inferior, podem não suportar a corrente elétrica necessária para o funcionamento do sistema, superaquecendo os cabos e, consequentemente, originando incêndio.

Com o crescimento da geração de energia solar, estima-se que a porcentagem na participação da matriz energética de energia limpa tende a dobrar num curto período de dois a três anos. Contudo, o sucesso e a segurança dessa solução promissora dependem não apenas da eficiência dos painéis fotovoltaicos, mas também da qualidade dos componentes que compõem toda a engrenagem do sistema.

Assim, a segurança ganha destaque, especialmente quando está relacionada aos cabos fotovoltaicos, também chamados cabos solares. A Sil Fios e Cabos Elétricos, maior fabricante de condutores de baixa tensão do país, enfatiza a importância de investir em produtos de qualidade e certificados, ao mesmo tempo em que alerta para os riscos associados ao uso de cabos irregulares, de qualidade inferior.

Essa abordagem envolve não apenas a eficácia da geração de energia solar, mas também a segurança dos sistemas, destacando a relevância intrínseca da escolha adequada dos cabos fotovoltaicos para a garantia de um funcionamento confiável e seguro. Nelson Volyk, Gerente de Engenharia de Produtos da Sil Fios e Cabos Elétricos, explica que os cabos fotovoltaicos, obrigatoriamente, devem receber cobre estanhado na classe 5, o que origina um cabo flexível. Tal definição é recomendada pela Norma NBR 16612 a respeito da qualificação dos cabos para sistemas fotovoltaicos, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que também orienta sobre como deve ser o cabo usado na conexão dos módulos fotovoltaicos, não halogenados, isolados, com cobertura, para tensão de até 1,8 kV C.C. entre condutores.

Entenda a diferença entre os cabos

Os cabos para a conexão das placas solares usam compostos de isolação e cobertura termofixos não-halogenado, sendo que o composto da cobertura possui, adicionalmente, proteção contra os raios UV. Tais cabos são fabricados com cobre estanhado, capaz de retardar a oxidação do metal. O cabo solar da Sil é chamado de Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C. e suporta trabalhar até 120ºC, por até 20 mil horas, e possui expectativa de vida útil de 25 anos exposto ao sol e as intempéries. Com altíssima performance, essa alternativa está à frente quando o assunto é qualidade, performance e durabilidade.

Fabricado pela Sil, o Cabo AtoxSil Solar 1,8 kV C.C é flexível, reúne cobre estanhado, isolação e cobertura antichama e resistente aos raios UV, atendendo à norma NBR 16612 | Foto: Divulgação Sil

Em busca de manter esse padrão, a Sil Fios e Cabos Elétricos prima por rigorosos testes de qualidade e durabilidade de seus produtos. “O cabo fotovoltaico foi desenvolvido com o objetivo de suportar os raios solares, além de ser resistente à água da chuva e à água usada na limpeza das placas solares. O objetivo está em assegurar uma vida útil de 25 anos, mesmo se tratando de locais agressivos”, explica Nelson Volyk. Empregar um cabo específico para a ligação do sistema solar garante a eficiência, a segurança e a durabilidade do conjunto, enquanto um cabo convencional não atenderia esses requisitos com qualidade.

Alerta: saiba quais os riscos de usar um cabo solar inadequado

O cabo solar irregular é comercializado para a ligação dos módulos solares, mas que não terá vida útil se exposto ao sol. Isso se deve, principalmente, ao fato de não ser produzido com os compostos de isolação e cobertura próprios – essa especificidade é o que encarece o produto em relação aos compostos convencionais, tornando o cabo comum bem mais barato. Além disso, ainda existem fabricantes desses cabos de baixa qualidade que reduzem a quantidade de cobre, usam alumínio cobreado ou somente alumínio, originando o que conhecemos como cabo desbitolado, reduzindo assim a capacidade de corrente do cabo, sobreaquecendo o condutor e impactando no correto funcionamento do sistema solar. Os cabos de qualidade inferior não são capazes de suportar o uso severo dos sistemas solares, tais como a incidência de raios UV e os ciclos térmicos significativos.

O cabo fotovoltaico desbitolado não vai durar o mesmo tempo que o sistema como um todo e isso irá causar problema de funcionamento. Mas isso é apenas o início, pois o risco de um início de incêndio também é eminente. Ainda de acordo com o especialista da Sil, é necessário um equipamento mais caro para produzir um cabo solar, já que sua isolação e cobertura exigem mais força da máquina responsável por processá-lo. Essa máquina é chamada de extrusora e precisa de uma rosca de extrusão própria, enquanto um cabo tradicional não exige tamanho cuidado.

Para mitigar esses riscos, a Sil orienta que é fundamental garantir o uso de cabos solares genuínos e certificados, que atendam aos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela indústria. A instalação e manutenção adequadas também asseguram o funcionamento seguro e eficiente de um sistema solar.

O Funcionamento dos Cabos Fotovoltaicos

Para a Sil Fios e Cabos Elétricos, o aumento no consumo de cabos fotovoltaicos é uma realidade em crescimento no país. Além de um clima propício para a energia solar, existe a busca dos brasileiros por alternativas cada vez mais sustentáveis e de bem com o meio ambiente | Imagem: Freepik

Quando os raios solares atingem a placa solar, ela começa a gerar energia elétrica, que é transmitida através dos cabos solares ao inversor fotovoltaico, que por sua vez transformará a energia elétrica gerada em corrente contínua para a energia alternada usada em residências, comércios e indústrias. As placas solares possuem polos positivos e negativos, por isso os cabos solares são produzidos nas cores vermelha (positivo) e preta (negativo). Em um sistema, o usual é adotar várias placas solares, podendo ser utilizado mais de um inversor fotovoltaico, tudo ligado com o cabo solar.  

A escolha do cabo certo é fundamental para o sucesso da obra com energia solar. Cabos de má qualidade ou fora da norma de fabricação se deteriorarão em poucos anos de uso, o que demandará novo investimento, antes do previsto, para a troca do cabeamento. Em casos extremos a instalação poderá incendiar e as placas e os cabos deverão ser trocados.

Sobre a Sil Fios e Cabos Elétricos  

A Sil Fios e Cabos Elétricos atua na produção e comercialização de Fios e Cabos Elétricos de baixa tensão desde 1974. Em 2024, a empresa foi laureada com o prêmio Anamaco – Master (categoria Fios e Cabos), ABREME (categoria ouro em 2024) em fios e cabos elétricos, Top of Mind e Melhor Produto do Ano pelo Grupo Revenda. 

Em 2022, ao contabilizar o volume de material produzido, seria possível realizar 22 voltas ao redor da Terra. Empresa nacional, líder de mercado, a Sil conta com alta tecnologia na fabricação dos fios e cabos de qualidade para uso em instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão). 

Em 1956, o Sr. Silvio Barone — o precursor da Sil —, iniciou sua trajetória com a abertura da Elétrica Danúbio, loja varejista revendedora de materiais elétricos. Com muito trabalho, o negócio expandiu e alcançou a abertura de outras filiais. Graças a sua visão empreendedora, o Sr. Barone realizou um novo sonho e adquiriu, em 1974, uma pequena fábrica para produzir os próprios fios e cabos elétricos. Assim, deu início a Sil Fios e Cabos Elétricos, que atualmente emprega mais de 500 colaboradores. 

É por meio da transformação do cobre com alto grau de pureza e do composto isolante, específico para cada produto, que a companhia produz fios e cabos elétricos para instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão), bem como: cabos solda, de dados e cabo solar para sistemas fotovoltaicos. A Sil atende projetos residenciais, comerciais e industriais. 

Instagram: @sil_fios_e_cabos

dc33 Comunicação