FPA: Análise de Mídia – 05/02

FPA: Análise de Mídia – 05/02

5 de fevereiro de 2024 Off Por diadianews

– Revista Veja destaca que com as bancadas temáticas não é diferente: uma das preocupações da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) — que reúne 300 deputados e 40 senadores — será aprovar, no Senado, as novas regras para o licenciamento ambiental. De acordo com o grupo, o intuito da proposta é facilitar a regularização de licenças, respeitando a legislação vigente.
Leia +: https://bit.ly/3HMHCWJ

– Portal Metrópoles destaca que o governo federal não fará grandes esforços no Congresso para manter os 14 vetos de Lula ao projeto de lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos. A proposta, sancionada pelo presidente no dia 28 de dezembro do ano passado, ganhou de ambientalistas o apelido de “PL do Veneno”. Interlocutores de Lula afirmam que a derrubada dos vetos na primeira sessão do Congresso já está precificada e que o presidente precisava enviar uma sinalização à militância ao sancionar um projeto criticado pela esquerda.
Leia +: https://bit.ly/49qZF0B

– IstoÉ, repercute Estadão Conteúdo, e destaca que o Congresso Nacional, composto por Câmara e Senado Federal, retoma os trabalhos nesta segunda-feira, 5, com foco na regulamentação da reforma tributária em ano apertado por conta das eleições municipais, que ocorrerão em outubro. A cerimônia está marcada para começar às 15h. As pautas prioritárias serão definidas pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Leia +: https://bit.ly/4btr9V9

– Estadão ressalta que a equipe do Ministério da Fazenda está traçando um diagnóstico sobre a crise do agronegócio, motivada sobretudo pela questão climática. Apesar dos pleitos do setor, como crédito e renegociação de dívidas, ainda não há nenhuma definição de ação a ser tomada, disse ao Estadão/Broadcast o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello.
Leia +: https://bit.ly/49n1yLv

– Globo Rural destaca que os pedidos de recuperação judicial por produtores rurais dispararam no Brasil no ano passado, reflexo, sobretudo, das dificuldades financeiras por conta da alta de custos e de perdas nas lavouras afetadas por intempéries. E a expectativa é que esse recurso continue em alta em 2024.
Leia +: https://bit.ly/3SqyLz0

– Valor Econômico ressalta que as mudanças nas regras para emissões de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e de Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) podem ter um “efeito negativo” sobre o desenvolvimento do mercado de capitais como fonte de financiamento para o agro.
Leia +: https://bit.ly/3UuBWs6

– Folha de S. Paulo destaca que o presidente Lula (PT) sinalizou a aliados que não pretende ceder à pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), que é o responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional. Lira tem elevado o tom e avisou a interlocutores de Lula que, sem a troca de Padilha, a pauta do governo na Câmara não avançaria.
Leia +: https://bit.ly/42tQJFt

O Globo ressalta que uma pesquisa nacional encomendada pelo PL mostra que os principais pupilos de Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, e Michelle Bolsonaro, ainda estão longe de serem competitivos na disputa pela Presidência em 2026. O levantamento feito pela Paraná Pesquisas que será apresentado nesta semana para a cúpula do partido mostra que, na pesquisa espontânea que ouviu 2.026 pessoas, apenas duas citaram Michelle Bolsonaro nominalmente, o que equivale a 0,1% dos participantes.
Leia +: https://bit.ly/3HNba6w

– Valor Econômico destaca que com o fim do recesso legislativo, nesta segunda-feira (5), senadores seguem no mesmo impasse sobre os rumos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, que inicia o ano sem relator definido. O imbróglio ameaça dividir a base aliada do governo na Casa e pode adicionar uma dose de tensão à já desgastada relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é contra o colegiado.
Leia +: https://bit.ly/3Uvabj