Pravaler registra 100% de crescimento na procura pelo curso de Medicina em 2024

Pravaler registra 100% de crescimento na procura pelo curso de Medicina em 2024

15 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

A empresa, que detém mais de 75% do market share do financiamento estudantil privado no país, também registrou o crescimento de 209% em novos alunos para essa graduação em 2023

São Paulo, fevereiro de 2024 – O Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, registrou mais de 100% de crescimento em pedidos de financiamento estudantil para o curso de Medicina somente em janeiro deste ano, mais do que o dobro de solicitações se comparado ao mesmo período de 2023. A proporção da busca pela graduação na plataforma da edfintech também cresceu, alcançando 141% em relação a 2022, já que, historicamente, o curso tem um ticket médio superior em relação às outras formações. 

Além da procura que segue em ascensão, em 2023 a empresa teve um aumento de 209% em novos estudantes que optaram pelo financiamento estudantil privado para cursar Medicina. Desses, 51% não possuem renda própria e 25% têm até 25 anos de idade, porém há uma quantidade considerável de alunos com mais de 36 anos (12%).

Somando os novos estudantes junto aos contratos renovados, são mais de R$ 38 milhões de originação, o que destaca o grande potencial de mercado. Ao todo, a empresa conta com mais de 630 instituições de ensino parceiras e que caminham lado a lado para transformar a educação superior no Brasil, das quais fazem parte grandes grupos, como YDUQS, Ânima, Ser Educacional, Kroton, Cruzeiro, UNIP, entre outros.

Os números do Farol Pravaler, relatório de dados do setor elaborado pela própria companhia, destaca ainda que, dos 26 estados do país e mais o Distrito Federal, os estudantes que procuraram por Medicina estão em 24 deles. São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará foram as cinco regiões onde a busca foi mais crescente, representando 20%, 15%, 10%, 9% e 6%, respectivamente. 

De acordo com o estudo Demografia Médica no Brasil de 2023, nos últimos 15 anos o país dobrou o número de médicos, chegando a 500 mil profissionais em 2022, e deve alcançar 1 milhão em 2035. 

Para Beto Dantas, COO do Pravaler, esses dados são importantes e destacam o interesse da população na educação e o papel da rede privada no desenvolvimento de novos profissionais. “Os brasileiros entendem que a formação superior tem o poder de abrir portas e transformar vidas. Porém, muitos deles não dispõe de recursos para iniciar a vida acadêmica, principalmente quando se trata da graduação de Medicina, que tem um ticket alto. Há mais de 22 anos democratizamos esse acesso e os estudantes encontram em nossa solução a maneira de ingressar na faculdade para fazer o tão sonhado curso, com pagamento facilitado”, comenta o executivo.

Inovação para financiamento em Medicina

Existe uma grande demanda no número de novos alunos de Medicina. Prova disso, é que a busca por essa graduação com o Pravaler vem dobrando ano a ano. “Além dos altos investimentos pagos pelos estudantes, a ampliação dessa graduação potencializa os negócios das instituições de ensino privadas, que aproveitam a formação para explorar outras vertentes”, expressa Rafael Baddini, CPO do Pravaler.

Para que as instituições invistam seus esforços no ensino, que é o que elas têm de melhor a oferecer, o Pravaler inovou e trouxe uma solução diferenciada com foco na captação de novos alunos para os cursos de Medicina. “Sabemos que essa graduação tem suas especificidades, como tempo de duração maior, ticket médio mais alto, entre outros. Para apoiar nossos parceiros na atração de novos estudantes por meio do nosso financiamento, criamos uma vertical específica e dedicada exclusivamente a este curso”, destaca o executivo.

Com essa iniciativa, comparado ao ano anterior, diversas faculdades que ofertam as soluções do Pravaler tiveram um aumento no número de alunos que ingressaram na formação de Medicina. Entre elas, o grupo YDUQS, que teve o crescimento de 221%, o que demonstra a notoriedade da edfintech no setor educacional e no atendimento aos estudantes. 

“Permitir que alunos de alto desempenho acadêmico acessem nossas escolas potencializa ao máximo a qualidade dos nossos cursos, eleva o nível das discussões em sala, aumenta a representação de egressos nos melhores programas de Residência e serviços médicos do país e, por conseguinte, dos profissionais que a sociedade irá receber. O financiamento é, portanto, um instrumento que simultaneamente amplia acesso e eleva qualidade, e que deve continuar tendo um papel importante para o crescimento e a melhoria contínua que projetamos para os próximos anos”, comenta Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED – Instituto de Educação Médica da YDUQS. 

Alcance regional

A região Centro-Oeste é a que dispõe de menos vagas em cursos de Medicina em instituições públicas e privadas no país, ainda de acordo com a pesquisa Demografia Médica do ano passado. Por outro lado, os brasileiros residentes no território foram os que mais procuraram pela formação em 2023 na plataforma do Pravaler. A busca pelo financiamento estudantil privado cresceu mais de 663% se comparado a 2022.

A região Norte, onde há também um número menor de vagas em cursos de Medicina na rede privada, segundo o estudo, aparece em primeiro lugar no ranking dos locais onde as pessoas mais acessaram o Pravaler buscando pelo financiamento estudantil para a graduação, representando um aumento de mais de 6.000% em relação ao ano de 2022. Sudeste, Nordeste e Sul apresentam elevados índices de acesso, representando 253%, 190% e 113%, respectivamente, de aumento se comparado também a 2022. 

A análise, feita a partir da base de dados da empresa, corrobora com a 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, divulgada pelo Instituto Semesp, em que Medicina está entre as formações mais procuradas por estudantes que almejam ingressar em instituições de ensino superior particulares.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Clara Queirós | InPress