Santos e São Vicente recebem apresentações e oficinas gratuitas do Projeto “Acrobatas Saltitantes”

Santos e São Vicente recebem apresentações e oficinas gratuitas do Projeto “Acrobatas Saltitantes”

15 de fevereiro de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Espetáculo “Acrobatas Saltitantes” tem temporada gratuita no litoral no mês de fevereiro 

De forma alegre e divertida, o espetáculo conduz as crianças ao mundo imaginário e virtuoso do circo, inspirando-as a fugir daquilo que aprisiona, daquilo que não nos torna felizes e que nos impede de sonhar. As apresentações acontecem nas cidades de Santos e São Vicente.

Santos e São Vicente recebem apresentações e oficinas gratuitas do Projeto “Acrobatas Saltitantes”

Durante o mês de fevereiro de 2024, o projeto “Acrobatas Saltitantes” (@acrobatas_saltitantes) promove uma temporada especial gratuita no Litoral de São Paulo, com apresentações de circo e oficinas de musicalização e circo para as crianças das cidades de Santos e São Vicente. 

No dia 24 de fevereiro (sábado), com entrada gratuita, das 13h30 às 15h30 acontece uma Oficina de musicalização infantil, e às 17h a apresentação do espetáculo circense, no Parque Cultural Vila de São Vicente, na cidade de São Vicente.

E no domingo, dia 25 de fevereiro, na TESCOM – Escola de Teatro, em Santos, será realizada a Oficina de circo, das 10h às 12h, e apresentação às 15h, com entrada gratuita. 

Acrobatas Saltitantes” é um espetáculo infantil alegre e muito divertido, que conduz as crianças ao mundo imaginário e virtuoso do circo, inspirando-as a fugir daquilo que aprisiona, daquilo que não nos faz felizes e que nos impede de sonhar. Na montagem, a palhaça Katita (interpretada por Karen Nashiro) e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde ambas eram exploradas e percebem o potencial que possuem juntas, decidindo criar um espetáculo de circo para sobreviver. 

Com apresentações e oficinas gratuitas, o projeto passará por sete cidades de São Paulo: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga. Um trajeto que parte da grande São Paulo e se desloca para cidades litorâneas. Caminhos da cidade para o mar, fazendo um paralelo com a situação das personagens Katita e Juarez no espetáculo, que fogem de um local onde sentiam-se aprisionadas para terem uma vida diferente, onde fazem o que acreditam e se sentem felizes. 

O tema central do projeto é a exploração do trabalho, evidenciando que Katita e Juarez se sentiam exploradas em seus respectivos empregos. Ao se encontrarem, ambas se empoderam e decidem fugir juntas para serem protagonistas de suas vidas e de suas decisões. 

O espetáculo resgata o tradicional circo de pulgas e traz a linguagem da palhaçaria, técnicas acrobáticas circenses como parada de mãos e equilíbrio, ilusionismo e pirofagia. 

Seu cenário, os adereços e o figurino são inspirados na cultura popular nordestina, e toda a trilha sonora, criada especialmente para este espetáculo, é executada ao vivo, ao som da sanfona, pelo músico Wiltinho Sanfoneiro, proporcionando um momento de aproximação com sonoridades que remetem a essa cultura.

Além das apresentações, serão realizadas 04 oficinas de circo e 03 de musicalização para crianças, uma em cada município abarcado pelo projeto, e um mini-documentário sobre a realização das atividades, que será disponibilizado online após a circulação do espetáculo. As atividades são gratuitas e o mini-documentário ficará disponível em plataforma virtual de livre acesso ao público. 

As ações fazem parte do projeto “Katita e Juarez, do concreto ao mar”,  contemplado pelo edital ProAC 11/2023 – #ProAC2023. 

Acrobatas Saltitantes. Foto: Guilherme Augusto

Sobre as Oficinas “Construindo Pontes e Pirâmides” e “Brincando com os sons”

A oficina “Construindo Pontes e Pirâmides, ministrada por Karen Nashiro, abordará técnicas de portagens coletivas e contrapesos de forma divertida. Serão realizados jogos de atenção e ritmo, exercícios de confiança e composições cênicas, prezando pelo cuidado com todos que estão participando da atividade. Destinada para crianças de 06 a 14 anos, com 2 horas de duração. 

Já a oficina “Brincando com os sons”, voltada para a musicalização infantil, será ministrada pelo músico e compositor da trilha sonora do espetáculo Wiltinho Sanfoneiro. Uma oficina rotativa, onde as crianças conhecerão diferentes instrumentos musicais através da experimentação guiada. Por meio de jogos e brincadeiras, serão trabalhados aspectos do desenvolvimento cognitivo relacionados à percepção sonora, ritmo e coordenação motora, a fim de que consigam compreender e classificar diferentes propriedades do som. Destinada para crianças de até 07 anos, com 2 horas de duração.  

Informações: www.instagram.com/acrobatas_saltitantes

Teaser do espetáculo: https://youtu.be/OADKkur_lNg  

Serviço: Temporada “Acrobatas Saltitantes” no Litoral

Sinopse: Katita e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver. Duração: 45 minutos. Grátis – Classificação Livre

Quando: 24 de fevereiro de 2024 (sábado)

Horário:Oficina de musicalização infantil das 13h30 às 15h30 e apresentação às 17h

Onde: Parque Cultural Vila de São Vicente (no Teatro) – Endereço: 161, Praça João Pessoa, 103 – Centro, São Vicente – SP, 11310-250

Quando: 25 de fevereiro de 2024 (domingo)

Horário: Oficina de circo das 10h às 12h e apresentação às 15h

Onde: TESCOM – Escola de Teatro – Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 195 – Macuco, Santos – SP, 11015-203

Luciana Gandelini