Conferência na UFSCar debate os novos desafios do conhecimento para as juventudes

Conferência na UFSCar debate os novos desafios do conhecimento para as juventudes

28 de março de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Atividade integra ciclo que aborda a Universidade para o futuro e será aberta a todo o público

No dia 4 de abril, o Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a segunda conferência do ciclo “Universidade para o futuro”. O evento é aberto a todo o público e abordará a temática “Juventudes: novos desafios do conhecimento” A atividade é gratuita e tem início às 14h30, no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O evento também será transmitido pelo canal da UFSCar no YouTube.

O tema será apresentado por Maria Carla Carrochano, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba da UFSCar, e por Eduardo Humes, graduado em Medicina, com especialização e doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde atua como docente colaborador, no Departamento de Psiquiatria. A curadoria da conferência é das professoras Débora de Hollanda Souza e Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, ambas do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar.

De acordo com Débora de Hollanda, o objetivo principal da conferência é discutir “o contexto contemporâneo desses jovens que ingressam na universidade; como eles/elas pensam, aprendem, se apropriam, consomem e processam informação; e, em especial, como enfrentam os desafios da vida universitária/acadêmica e de que forma esses desafios podem impactar sua saúde mental e as condições de vida”. Ela explica que o termo juventudes foi pensado no plural exatamente “porque são muitas e diversas”, define.

O ciclo “Universidade para o futuro” teve início no ano passado e a iniciativa pretende refletir sobre como a universidade – no Brasil e no mundo – precisa se repensar a partir das várias crises que a sociedade enfrenta, como política, sanitária, de desinformação, além da emergência climática. Para Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, diretor do IEAE e docente do Departamento de Física (DF) da UFSCar, “a universidade é uma instituição que não mudou muito nos últimos séculos, e é preciso que se olhe de um novo ponto de vista, para que também a sociedade a veja de forma diferente, para que perceba sua relevância, busque o espaço acadêmico para compartilhar e buscar soluções para os seus problemas, confie no potencial do conhecimento especializado, dentre outras interações possíveis”, expõe.

A primeira conferência aconteceu em agosto de 2023, com o tema “Universidade no Brasil: desafios futuros” e apresentação dos professores Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp e docente do Instituto de Física (IFGW) desta Instituição, e Soraya Smaili, ex-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e docente do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina. O evento teve a curadoria de João dos Reis Silva Junior, docente do Departamento de Educação (DEd) da UFSCar, e participação de integrantes de instituições de ensino e pesquisa de São Carlos e região.

Edifício Sérgio Marcarenhas

No dia anterior, 3 de abril, no mesmo local, acontecerá a cerimônia de nomeação do prédio do IEAE, que passa a se chamar Edifício Sérgio Mascarenhas, em homenagem ao professor Sérgio Mascarenhas, um dos fundadores da UFSCar, falecido em 2021, idealizador do curso de graduação em Engenharia de Materiais e Doutor Honoris Causa da Universidade. A cerimônia é aberta ao público e tem início às 14h30.

UFSCar