Datafolha: 71% dos brasileiros têm a democracia como melhor forma de governo; para 7%, ditadura é preferível

Datafolha: 71% dos brasileiros têm a democracia como melhor forma de governo; para 7%, ditadura é preferível

30 de março de 2024 Off Por diadianews

Pesquisa mostrou, ainda, que 18% dos cidadãos veem como ‘tanto faz’ a forma de regime de governo

Redação Terra Redação Terra 

30 mar 2024 – 18h34
Compartilhar
Exibir comentários

Manifestação pró-democracia em São Paulo, em 11 de agosto de 2022
Foto: DW / Deutsche Welle

A mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, 30, aponta que 71% dos brasileiros consideram que a democracia é a melhor forma de governo possível. O levantamento aponta, também, que 7% acredita que uma ditadura é preferível sob certas circunstâncias, enquanto 18% dizem que ‘tanto faz’ a forma de regime.

    Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

O apoio de 71% ao regime democrático aparece entre os patamares mais elevados desde o começo do levantamento, mas apresenta queda em relação ao índice de 79%, de outubro de 2022, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou contra o sistema eleitoral, às vésperas do 2º turno das eleições.

Notícias relacionadas
Bolsonaro apresentou hipóteses de GLO, Estado de Defesa e de sítio, diz ex-comandante do Exército Foto: Reprodução/Reuters
Datafolha: Maioria dos brasileiros crê que Bolsonaro planejou tentativa de golpe de Estado
Jorge Messias comanda a Advocacia Geral da União (AGU) desde janeiro de 2023. Foto: Daniel Estevão / AGU Divulgação / Estadão
Jorge Messias, da AGU, critica política criminal de Tarcísio, Zema e Leite: ‘populismo penal’
Guilherme Boulos em manifestação do MTST pela manutenção do acampamento Portal do Povo, no bairro do Morumbi em 2014; deputado foi coordenador nacional do movimento, mas hoje não faz mais parte do grupo Foto: Tiago Queiroz/ Estadão / Estadão
Direita critica Boulos após MTST publicar foto de Jesus crucificado com frase sobre bandido

Desde então, o índice teve queda para 74%, quando mensurado em dezembro de 2023. Na ocasião, o índice de ‘tanto faz’ oscilou em três pontos percentuais para cima, enquanto a aceitação a ditadura permaneceu no mesmo patamar, informou a Folha de S. Paulo.

De acordo com o instituto, o maior apoio à democracia está entre a classe média e os mais ricos, sendo de 87% entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos e 85% na faixa de renda superior. Entre as mulheres, a aceitação é menor, de 66%.

Este é o trigésimo levantamento em que o instituto mede a disposição democrática brasileira. A série histórica teve início em setembro de 1989, um mês antes das eleições presidenciais diretas após o período da ditadura militar, encerrada em 1985.

Para a pesquisa, o Datafolha ouviu 2.002 cidadãos em 147 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Redação Terra