Instituto Combustível Legal avalia que interrupção da reunião do Comsefaz, sobre benefício fiscal de combustíveis, mantem distorções concorrenciais no setor

Instituto Combustível Legal avalia que interrupção da reunião do Comsefaz, sobre benefício fiscal de combustíveis, mantem distorções concorrenciais no setor

14 de abril de 2024 Off Por diadianews

O Instituto Combustível Legal (ICL) lamenta que a interrupção da reunião do Comsefaz, realizada hoje (sexta-feira / 12.04), tenha terminado com pedidos de vista e sem qualquer votação com foco na permissibilidade tributária, determinada no Norte do país, para importação de combustíveis, como nafta, gasolina e diesel russo.

Este benefício tributário proporciona distorção de mercado diante da perspectiva do fluxo estrangeiro ser nacionalizado no Norte para depois ser redirecionado a outros locais, sem a necessidade de desembarque prévio do produto, possibilitando fraudes e importações com declarações incompletas ou falsificadas. 

Além disso, cabe destacar que o tratamento favorecido à importação foi concedido de forma unilateral, desconsiderando a exigência de convênio previsto no art. 155, § 2º, XII, “g”, da Constituição c/c art. 2º, § 2º, da LC n. 24/75. 

Graças a esse regime especial, os benefícios fiscais concedidos por meio do “corredor de importação” viabilizaram amplos ganhos financeiros e elevados créditos presumidos para empresas locais não ortodoxas, sem intenção de pagamento deste tributo. O ICL analisa que este cenário proporciona perda de receitas para os demais estados da Federação e determina uma crise tributária de caráter federativo.

Na 44ª Reunião Ordinária do Comsefaz, o ICL apresentou um estudo do impacto da Concessão de Regime Especial na Importação de combustíveis, solicitando a revisão de processos para autorização e para desembaraço de importação dos insumos. A análise considera perdas estimadas em mais de R$ 1 bilhão para os Estados nestes últimos 6 meses. 

O ICL ainda solicitou a criação de painéis dinâmicos para acompanhamento de importações e integração de sistemas com aprimoramento de controles e fiscalização assertiva alfandegária e a uniformização dos procedimentos para cobrança do ICMS na entrada de bens ou mercadorias estrangeiros no país. 

O Instituto Combustível Legal, em parceria com outras entidades do segmento, reforçará o diálogo com o governo federal para apresentar os significativos impactos que essas atividades vêm trazendo ao mercado de combustíveis brasileiro.

Rodrigo Dutra