Royal Canin investe em práticas sustentáveis para proteger o meio ambiente

Royal Canin investe em práticas sustentáveis para proteger o meio ambiente

6 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Companhia promove diversas ações no Brasil como redução de emissões de carbono, utilização de energia renovável e novos ingredientes em suas fórmulas

Guiada por três pilares fundamentais: Pets, Pessoas e Planeta, a Royal Canin reafirma seu compromisso com um futuro mais sustentável. A empresa realiza ações em prol do meio ambiente, adotando práticas responsáveis em todas as etapas do processo produtivo, além de manter o compromisso com a qualidade no fornecimento de alimentos para gatos e cães.

Sua fábrica no Brasil, localizada em Descalvado (SP), é um exemplo de ações sustentáveis. Desde 2015, a unidade envia zero resíduos para aterros sanitários, todos os efluentes industriais são tratados internamente nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), painéis solares garantem a autossuficiência de energia em seu principal armazém logístico, além de cerca de 50% de sua eletricidade ser renovável.

Carla Pistori, Diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil, explica que o objetivo das ações realizadas é gerar valor não apenas para os Pets, mas também para as Pessoas e o Planeta. Para isso, a companhia executa uma série de iniciativas a fim de construir um negócio socialmente responsável. “Um futuro mais sustentável não se limita a práticas ambientalmente responsáveis em todas as etapas de produção, mas também engloba esforços na promoção da criação e guarda responsáveis de gatos e cães, reconhecendo seu papel positivo na sociedade, além de buscar a melhora constante do impacto social em toda cadeia de abastecimento. Nossas diretrizes estão interconectadas e alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, afirma.

A redução das emissões de carbono também faz parte do compromisso da empresa, que tem como objetivo alcançar a neutralidade até 2025, alinhando-se à meta da Mars, Inc. de zerar emissões em toda a cadeia de produção até 2050. A iniciativa, que começou em 2021, inclui aquisição de ingredientes com baixo teor de carbono, matérias-primas oriundas da agricultura regenerativa, transição para energias renováveis, entre outras.

A reformulação dos alimentos, incluindo a mudança para ingredientes com baixa intensidade de carbono, sem comprometer a qualidade e a segurança, faz parte do compromisso em ser carbono neutro até 2025. A soja utilizada na formulação dos alimentos, por exemplo, é certificada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) e é 100% certificada pelo ProTerra, padrão independente que promove práticas agrícolas sustentáveis e contribui para deter o desmatamento. Essa certificação reconhece a adesão da Royal Canin às práticas sustentáveis ​​e responsáveis em toda a cadeia de suprimentos, garantindo a origem e a produção ambientalmente conscientes da soja utilizada na formulação dos alimentos.

Em complemento, as linhas ROYAL CANIN® para Filhotes Saudáveis, Sensibilidades de Gatos e parte dos alimentos específicos para cães de raças são certificadas com o selo Carbono Neutro, contribuindo também para a ação climática global. A linha de Filhotes Saudáveis, por exemplo, foi reformulada com ingredientes mais sustentáveis, como óleo de alga, uma fonte 100% natural de Ômega 3, que reduz a utilização de óleo de peixe e ajuda a preservar a vida marinha.

A preocupação com a nutrição, levou a Royal Canin a substituir ingredientes de origem marinha por alternativas com menor impacto na biodiversidade. “Estamos avaliando a implementação de outras ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, pois sabemos da nossa responsabilidade enquanto corporação e estamos empenhados em colaborar para um ecossistema cada vez mais sustentável,” completa Carla.

As ações em prol do meio ambiente não param por aí. A empresa também tem incorporado iniciativas em sua área logística, que estão diretamente ligadas ao objetivo de redução da emissão de carbono. Dentre elas, o primeiro veículo 100% elétrico para entregas na cidade de São Paulo, abastecimento de 100% da frota de entrega com biocombustível, o estabelecimento de armazéns logísticos intermediários no Estado de São Paulo, que otimizam as rotas deixando-as mais inteligentes, dentre outras.

Para saber mais sobre os projetos da marca com foco em sustentabilidade, acesse o site.

Sobre a ROYAL CANIN®

A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de alimentos que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 250 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.

InPress Porter Novelli