Transparência e sustentabilidade da madeira nativa são mostrados no Dia de Floresta

Transparência e sustentabilidade da madeira nativa são mostrados no Dia de Floresta

19 de junho de 2024 Off Por Marco Murilo de Oliveira

Um projeto piloto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para impulsionar as exportações da madeira sustentável de Mato Grosso é uma das principais novidades da edição do Dia da Floresta deste ano. 

O presidente do Fórum Nacional de Básico Florestal (FNBF), Frank Rogieri, destacou que essa ação para promover a madeira brasileira no mercado internacional com a presença de 10 compradores internacionais para conhecer in loco como funciona o manejo florestal sustentável, controle ambiental, rastreabilidade e qualidade dos produtos madeireiros, são fundamentais para ampliar o mercado aos produtos brasileiros. 

“Temos intensificado a presença em mercados internacionais, participando de feiras e eventos de negócios para reforçar o compromisso social e ambiental do Brasil. A iniciativa marca um passo significativo para aumentar a participação do Brasil, que possui a maior floresta tropical do mundo, no mercado global de madeira, onde atualmente detém apenas 2%”, argumentou. 

Nesta edição, o FNBF recebeu dez empresários internacionais do México, Uruguai, Alemanha, França e África do Sul. Eles visitarão indústrias em Alta Floresta, Mato Grosso, para avaliar de perto a qualidade da produção brasileira. Uma das visitas incluirá a Fazenda Vaca Branca, uma propriedade rural que integra produção de alimentos e madeira com responsabilidade ambiental e social, destacando a nova modalidade de rastreabilidade implementada no estado.

“O Governo de Mato Grosso é pioneiro na gestão ambiental. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) é a primeira secretaria a descentralizar a gestão no Brasil. Mato Grosso é o primeiro estado a garantir rastreabilidade em 100% da produção madeireira, fortalecendo a imagem positiva do setor no exterior”, disse Frank. 

A preservação das florestas é uma das prioridades da atual gestão da ApexBrasil, que trabalha para posicionar o país como líder global em práticas de manejo florestal sustentável.

“Queremos conectar os empresários amazônicos aos mercados internacionais, organizando o setor produtivo em torno de desafios comuns e trazendo compradores de todo o mundo para conhecer o potencial dos produtos florestais, que possuem alto valor agregado”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.

Programas como o Exporta Mais Amazônia e as Mesas Executivas de Exportação estão sendo desenvolvidos pela Agência, focando em produtos de alto valor agregado e compatíveis com a floresta, como a castanha do Brasil, promovendo o desenvolvimento sustentável da região Norte.

O Dia de Floresta é uma realização do Fórum Nacional de Atividade de Base Florestal (FNBF), do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e parceria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Governo do Estado de Mato Grosso.

HF Assessoria – FNBF