Colchões importados e comercializados no Brasil têm obrigatoriedade de apresentar certificado de conformidade e selo INMETRO

Colchões importados e comercializados no Brasil têm obrigatoriedade de apresentar certificado de conformidade e selo INMETRO

18 de julho de 2024 Off Por

Os importadores devem buscar a certificação para garantir a segurança do consumidor brasileiro

São Paulo, julho de 2024 – A escolha de um bom colchão é fundamental para um ambiente de sono tranquilo e confortável, já que passamos boa parte da vida dormindo. Pouco se fala sobre as obrigatoriedades que há no mercado brasileiro para colchões importados, tanto aos fabricantes quanto para as empresas que importam e comercializam no país. O consumidor precisa estar atento ao selo de identificação da conformidade, item obrigatório e fixado ao colchão, pois garante que o produto passou pelo processo de certificação do INMETRO, podendo ser consultado no site do órgão (www.inmetro.gov.br/prodcert/produtos/busca.asp). 

O processo de certificação é realizado com auditorias e ensaios de desempenho através de testes em laboratórios acreditados para assegurar que o produto atingiu parâmetros mínimos exigidos pelo órgão para que possa ser comercializado. Sendo assim, o selo de identificação da conformidade é obrigatório em colchões de espuma e mola. Na falta do selo, entende-se que o produto não passou pelo processo de certificação, testes e avaliações definidos por Portarias pelo INMETRO.

Neste caso, tanto o consumidor quanto a indústria nacional são prejudicados, pois as empresas que cumprem a determinação compulsória investem no processo de fabricação para apresentar os colchões dentro dos padrões exigidos.

O selo do Inmetro indica que o colchão cumpre os parâmetros mínimos das normas técnicas brasileiras, oferecendo uma garantia de conformidade e segurança para o consumidor. Um colchão com ótimo desempenho garante uma atmosfera de relaxamento propícia para uma noite de sono tranquila, o que melhora a saúde física e mental. 

Sobre a Abicol

A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor. Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011. Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões. Além de fornecedores da cadeia colchoeira. A ABICOL teve Félix Raposo como seu fundador e primeiro presidente, liderando a entidade por 2 anos. Ele foi sucedido por Luís Fernando Ferraz nos anos de 2014 a 2016. Alexandre Prates Pereira assumiu a presidência de 2017 a 2019, seguido por Rogério Soares Coelho de 2020 a 2022. No final de 2022, Rodrigo Miguel de Melo assumiu a presidência, que foi sucedido pelo atual presidente, Luciano Raduan Dias, empossado em 16/07/2024 e cujo mandato vai até 2026.

Milene Barros | FleishmanHillard