Dia Mundial do Cérebro: dicas para mantê-lo ativo e saudável

Dia Mundial do Cérebro: dicas para mantê-lo ativo e saudável

18 de julho de 2024 Off Por

Fortalecer a reserva cognitiva é essencial para proteger o cérebro contra doenças

Criado no dia 22 de julho pela Federação Mundial de Neurologia (FMN), neste mês celebramos o Dia Mundial do Cérebro. O objetivo da data é abordar e promover a saúde do mais importante órgão do sistema nervoso. A dra. Thais Bento, gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), parceira científica do Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro, deixa algumas dicas para manter o cérebro ativo e saudável.

* Alimentação Balanceada: inclua ômega-3 (peixes, nozes) e evite açúcar refinado e alimentos processados.

* Exercícios Físicos Regulares: melhoram o humor e reduzem o estresse. Escolha uma atividade que você goste.

* Bom sono: de sete a nove horas por noite ajudam na reparação do cérebro e na consolidação da memória.

* Estímulos Cognitivos: quebra-cabeças, aprender algo novo e atividades que desafiem o raciocínio são ótimas opções.

* Vida Social Ativa: interaja com amigos e familiares, participe de grupos e evite o isolamento.

* Relaxamento: meditação, respiração profunda e momentos de lazer ajudam a reduzir o estresse.

* Consultas Médicas Regulares: detectar problemas precocemente é essencial para o tratamento eficaz.

* Ginástica para o cérebro: em comemoração à data, durante todo o mês, as escolas de ginástica para o cérebro do SUPERA estão de portas abertas, a fim de receber a população para tirar dúvidas sobre os cuidados com este importante órgão.

Reserva Cognitiva

A dra. Thais esclarece ainda sobre a importância da reserva cognitiva, que é a capacidade do cérebro de enfrentar adversidades, como possíveis exposições aos danos cerebrais ou doenças neurodegenerativas e acionar um mecanismo de proteção.

“Essa reserva é construída ao longo da vida através de atividades intelectualmente estimulantes, como leitura, estudos e aprendizado de novas habilidades e interações sociais. Fortalecer a reserva cognitiva é essencial para proteger o cérebro contra patologias como a doença de Alzheimer, a doença de Parkinson e demência, permitindo que ele se adapte e continue funcionando mesmo diante de lesões ou deterioração relacionada à idade”, afirma.

Segundo ela, “estimular a mente com atividades cognitivamente desafiadoras, manter uma vida social ativa para evitar o isolamento e tratar adequadamente problemas auditivos e depressão são estratégias importantes. A adoção de um estilo de vida saudável não só melhora a qualidade de vida, mas também contribui para a proteção do cérebro”, conclui.

SOBRE O SUPERA – é uma rede de escolas especializada em estimulação cognitiva para todas as idades, a famosa ginástica cerebral, que fornece atividades intelectuais e desafiadoras capazes de promover a qualidade de vida e saúde do cérebro, a partir de um método específico baseado nos princípios das neurociências e em estudos científicos internacionais de treino cognitivo e do desenvolvimento humano. A ginástica para o cérebro segue os princípios de novidade, variedade e desafio crescente, que funcionam como estimuladores de novas conexões neurais. Pioneira no segmento no Brasil e presente em todo o país, a rede conta com quase 20 anos de história e, durante sua trajetória, já treinou mais de 250 mil alunos de todas as idades. 

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br

Assessoria de Imprensa SUPERA