Empresários se reúnem para troca de experiências em Happy Hour de Inovação em Três Lagoas

Empresários se reúnem para troca de experiências em Happy Hour de Inovação em Três Lagoas

12 de julho de 2024 Off Por

Iniciativa do Sebrae/MS e Ecossistema Vale da Celulose promoveu o networking entre empreendedores locais

A noite dessa quinta-feira (11) foi marcada por troca de conhecimentos entre empresários, durante o Happy Hour de Inovação voltado a empreenderes de Três Lagoas.

A ação, realizada pelo Sebrae/MS e o Ecossistema de Inovação Vale da Celulose, foi realizada no Beer Prosaz, uma micro cervejaria artesanal e reuniu agentes de negócios dos mais diversos setores.

O tema da noite “Humanos de Negócios: o CPF por trás do CNPJ”, foi pontuado por três donos de negócios da cidade convidados a partir de um talk show.

Na data, eles compartilharam com o público experiências adquiridas a partir do gerenciamento da empresa em vários aspectos, como a gestão de pessoas, além de falarem sobre as estratégias que adotaram relacionadas, principalmente a inovação, para superar desafios e melhorar a empresa.

Segundo a analista técnica do Sebrae/MS, Patrícia Taiana Batista, a ação foi pensada para aproximar os empreendedores do tema inovação, além de motivá-los e inspirá-los a partir da história de outros empresários.

“Quisemos trazer à tona, a humanidade. Mostrar quem são essas pessoas a frente dos negócios, o que as motivaram a tocar uma empresa e como foi a jornada que traçaram no mundo do empreendedorismo até aqui. O intuito é que os empresários possam se conectar, identificar pontos em comum e aprender uns com os outros, além de mostrar para quem ainda não empreende, mas está pensando sobre o assunto, como é esse processo e o que merece atenção”, pontuou.

Para Frank Morais, membro da governança do Ecossistema de Inovação Vale da Celulose, a realização do Happy Hour veio para desmistificar o tema inovação e mostrar que ela pode estar presente em pequenas melhorias adotadas pelo empreendedor.

“É uma ação de grande importância para os empreendedores de modo geral, pois quando a gente fala de inovação as pessoas remetem automaticamente a questão tecnológica e o tema não têm a ver somente com isso. Existe uma relação com melhoria, mudança, aperfeiçoamento e a implementação de boas práticas e, quando colocamos empresários já estabelecidos para esta troca de ideias, possibilita que outras pessoas enxerguem isso”, argumentou.

Troca de experiências

Um dos convidados para compartilhar ideias com os participantes durante o talk show foi o empresário Thiago Coelho, dono das empresas Dipolo Produtos Elétricos e Bureau Próximo Soluções Elétricas.

Ele é um mineiro que viu em Três Lagoas a oportunidade de empreender, principalmente, por conta do cenário de crescimento da cidade e do estado.

“’A roda girou’, pois quando comecei, eu participava desses eventos e observava o comportamento de cada um, como cada empresário fazia e hoje vim compartilhar o que sei e espero ter ajudado”, comentou o empresário e engenheiro elétrico.

Outra empresária que compartilhou a trajetória que percorreu no mundo do empreendedorismo com o público foi Renata Carvalho.

Proprietária da BR Sucatas, ela contou como era a vida dela antes de empreender e os aprendizados que teve a frente do negócio de compra e venda de materiais recicláveis.

“É a primeira vez que venho a público falar como empresária. Meu objetivo foi encorajar as mulheres que já passaram, ou passam por situações das quais passei, a mudarem de vida. Eu fui mãe muito cedo, fui faxineira durante muitos anos, e quando surgiu a oportunidade de empreender, eu agarrei. Sempre tive sonhos, mas, anos atrás, não imaginava que eu me tornaria quem sou hoje”, expressou Renata.

O proprietário da rede de postos de combustível, Parati e Nikkey, Leandro Maranni, também conversou com o público sobre o que é ser empreendedor.

“É preciso entender que nada é fácil, tem que acreditar em Deus, seguir em frente e trabalhar muito por um objetivo, todos os dias. É o que cada empresário e empresária precisa ter em mente”, observou Maranni que, durante sua apresentação, contou que até ser dono do próprio negócio, sempre esteve envolvido com posto de combustível.

Foi frentista, lavador de carros, operador de caixa, gerente de posto, sócio e hoje é proprietário.

A temática de inovação e valorização das pessoas (os CPFs) que impulsionam os negócios (os CNPJs), foram temas centrais conduzidos pela mediadora do talk show, a empresária e apresentadora do podcast PantaCast, Alessandra Zorzan e ela conta que a necessidade de mudar ‘bate à porta’, diariamente’.

“Todos os dias é uma oportunidade para aprender e sem inovação ninguém vai muito longe. Estou há 24 anos, à frente de uma loja de materiais de construção, junto da minha família e há dois anos como host de um podcast. Essa mudança surgiu, porque gosto de ouvir histórias e ouvir pessoas. Conduzir este talk show foi um desafio, uma oportunidade dada pelo Sebrae/MS que abracei com todo carinho, até porque é preciso compartilhar nossas alegrias e fazer parte dessa linda história de sucesso que é Três Lagoas”, expôs.

Relacionamento e networking

Em um ambiente leve e descontraído, o Happy Hour de Inovação possibilitou que os empreendedores aproveitassem a oportunidade para estreitar relacionamentos.

Este foi um dos objetivos da advogada Andriela Queiroz que participou do evento.

“Todos os eventos que participo, o primeiro ganho que tenho, independentemente de qualquer coisa, é conhecer pessoas. Embora eu seja de Três Lagoas e trabalhe na cidade há muito tempo eu não conhecia todos que compartilharam suas histórias. Foi muito bom conhecer e rever pessoas, fortalecer relacionamentos. Além do aprendizado técnico, é importante também esta bagagem, a rede de contatos que vou construindo que julgo ser extremante importante nos negócios”, reforçou.

O professor e empresário do ramo de educação à distância, proprietário do Colégio X10, Urbano Azambuja, também destacou a importância de estar conectado com outros empreendedores.

“Tenho uma empresa que é relativamente nova e sempre tento implementar mudanças, como uma parceria recente que firmei com uma universidade para trazer mestrado e doutorado para Três Lagoas. Então, é sempre bom conhecer e ouvir outros empresários. É preciso criar esse ambiente de aproximação para entender o mercado. Levo isso como experiência enriquecedora para o dia a dia”, finalizou.

Mais informações as iniciativas realizadas pelo Sebrae e parceiros voltadas ao fomento do empreendedorismo podem ser obtidas pela Central de Relacionamentos, no telefone 0800 570 0800.