Governo vai à Justiça contra greve dos servidores do INSS
24 de julho de 2024O Governo Federal ingressou na Justiça para pedir a suspensão da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que teve início no último dia 10 de julho.
Na ação, protocolada pela Advocacia-Geral da União (AGU) junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o argumento é de que os servidores não podem interromper a prestação de um serviço considerado essencial à sociedade.
Com o aumento da adesão ao movimento grevista, especialmente desde o último dia 16, setores do governo demonstraram preocupação com o impacto que a greve pode ter na revisão de benefícios previdenciários e assistenciais, o chamado “pente-fino”, considerado essencial para a elaboração do Orçamento Federal de 2025. Também há o risco de a fila de espera de segurados aumentar.
Estima-se que mais de 400 agências do INSS, em 23 estados e no Distrito Federal, estejam fechadas ou funcionando parcialmente. Nesta quarta-feira (24), representantes dos servidores vão se reunir com o presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, onde se espera a instalação da mesa de negociação da greve.