Mais verba para a saúde bucal dos estudantes de escolas públicas

Mais verba para a saúde bucal dos estudantes de escolas públicas

9 de julho de 2024 Off Por

Foto: Rafael Nascimento/MS

Crianças e adolescentes, entre 3 anos e 14 anos de idade, de 5.055 municípios brasileiros poderão se beneficiar dos serviços de saúde bucal na rede pública de ensino.

É o Programa Saúde na Escola, que vai receber investimento de R$ 187,8 milhões para ampliar o cuidado com os dentes dos alunos das escolas públicas.

A medida está publicada no Diário Oficial da União e vai beneficiar cerca de 27 milhões de estudantes.

Com os recursos, os municípios poderão desenvolver ações educativas de promoção, prevenção, avaliação e recuperação da saúde bucal dos estudantes, como visitas de profissionais de saúde no ambiente escolar para escovação dental supervisionada e aplicação de flúor, focadas no tratamento da cárie, assim como aquisição de kits de higiene bucal e materiais educativos.

O Ministério da Saúde divulgou os resultados da pesquisa SB Brasil 2020/2023, a principal forma de avaliar as condições de saúde bucal da população, em que mais de 40 mil pessoas foram entrevistadas e examinadas nas 27 capitais e em 403 cidades do interior de todo o país.

A pesquisa registrou que 53,17% dessas crianças não têm cárie, índice 14% maior do que o resultado da última pesquisa, em 2010.

No entanto, a coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, explica que dados da pesquisa mostram que mais de 43% das crianças que participaram possuem alguma cárie na boca. Isso reforça a importância do investimento em ações de saúde bucal nas escolas.

As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam o maior número de crianças com cárie.

De Brasília, Max Gonçalves