Meta decide suspender recursos de IA

Meta decide suspender recursos de IA

18 de julho de 2024 Off Por

A empresa Meta, dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp, decidiu nesta quarta-feira interromper, no Brasil, o acesso dos usuários a recursos de inteligência artificial (IA) generativa. A medida afeta, por exemplo, o recurso de criar figurinhas do Whatsapp.

O recurso permite fazer desenhos a partir de descrição por texto. Este recurso não está disponível neste momento. A decisão veio depois que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) suspender a nova política de privacidade da empresa, que permitia o uso de informações e postagens dos usuários para treinar sistemas de IA.

Em nota, a Meta informou as ferramentas de IA generativa vão ficar indisponíveis enquanto trabalha com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa e complementou, explicando que no momento, a empresa está adiando a aplicação das mudanças que foram feitas relacionadas à inteligência artificial.

Além da IA, a Meta parte dos usuários brasileiros tinha acesso a um recurso de criação de figurinhas usando IA generativa. A ferramenta permitia criar stickers pelo próprio WhatsApp e Instagram, com comandos de texto.

A Meta também atualizou, no último dia 9/7, a política de privacidade do Instagram e do Facebook no Brasil e retirou pontos sobre a coleta de dados para treinar a inteligência artificial da empresa.

A empresa planejava para este mês o lançamento, no Brasil, de um pacote de recursos de IA, já disponível em alguns países. Ele inclui robôs de inteligência artificial generativa no WhatsApp, Facebook e Instagram.

Reportagem, Katia Maia