Novo Ensino Médio é aprovado sem obrigatoriedade do espanhol
10 de julho de 2024Foto de Louis Bauer
A Lei do Novo Ensino Médio foi votada e aprovada na Câmara dos Deputados nessa terça-feira (9) e agora segue para a sanção do Presidente Lula.
O texto final aumentou o número de horas das disciplinas obrigatórias e foi rejeitada a obrigatoriedade das aulas de espanhol.
O texto já havia sido aprovado pela Câmara em março e seguiu para o Senado Federal. No Senado, sofreu alterações e, por isso, voltou obrigatoriamente para ser novamente apreciado pelos Deputados na Câmara Federal, que votaram o texto final.
Agora, o Ensino Médio terá 2.400 horas de disciplinas tradicionais obrigatórias, como matemática e língua portuguesa, e 600 horas de matérias optativas, como ficou definida a disciplina de língua espanhola, por exemplo.
O Novo Ensino médio totaliza 3 mil horas de carga horário total.
Para o ensino médio técnico, será possível escolher entre 600 e 1.200 horas de aulas técnicas e o restante de disciplinas tradicionais, totalizando sempre 3 mil horas.
Além do ensino do espanhol como matéria optativa, os Deputados decidiram pela obrigatoriedade de que os Estados mantenham, em todas as cidades, ao menos uma escola da rede pública com ensino médio no período noturno quando houver demanda manifesta.
De Brasília, Max Gonçalves