Descontos de até R$ 120 mil para produtores Rurais Gaúchos em Renegociação de dívidas
14 de agosto de 2024Produtores rurais do Rio Grande do Sul atingidos pelas fortes chuvas no estado agora têm uma oportunidade para aliviar suas dívidas. O Governo Federal publicou um Decreto, de nº 12.138/2024, que permite descontos de até R$ 120 mil para a renegociação ou liquidação de dívidas de custeio, investimento e industrialização. As condições são válidas para municípios em estado de calamidade pública ou emergência, reconhecidos pelo governo federal.
Os agricultores que enfrentaram perdas superiores a 30% têm até 10 de setembro para solicitar os descontos junto às instituições financeiras, que terão até 13 de setembro para analisar os pedidos. A medida é parte dos esforços para ajudar o setor agrícola gaúcho a se recuperar rapidamente e retomar suas atividades com mais segurança e dignidade.
Para casos mais graves, com perdas superiores a 60%, uma comissão especial composta por representantes dos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Fazenda analisará as solicitações, podendo conceder descontos significativos.
A expectativa é que, com essa medida, os produtores rurais possam ter mais tranquilidade para seguir em frente, mesmo diante das adversidades climáticas.
Reportagem, Katia Maia
Agência Voz