Painéis de MDF trazem aconchego e atemporalidade aos projetos da CASACOR Minas Gerais

Painéis de MDF trazem aconchego e atemporalidade aos projetos da CASACOR Minas Gerais

6 de agosto de 2024 Off Por

Produtos da Guararapes foram destaque em diferentes ambientes:
Suíte de Hotel Memorável, Casa Opulente, Copa Recortes e Living do Colecionador 

A CASACOR Minas Gerais 2024 acontece até 15 de setembro, em um lugar inédito: o Espaço 356, com uma área total de 15.000 m², em uma localização que passa por intensa revitalização. 

A Guararapes, uma das maiores marcas de painéis de MDF do país, é apoiadora oficial da mostra pelo segundo ano consecutivo, e selecionou quatro escritórios de arquitetura para utilizarem o material em seus projetos, refletindo o tema desta edição De presente, o agora, que exalta a ancestralidade e o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações.  

Cada projeto utilizou o MDF de uma maneira especial e vemos que todos tiveram algo em comum, a escolha de padrões que exaltam a naturalidade da madeira e que trazem a sensação de aconchego, algo muito intrínseco da cultura mineira. É interessante ver como o MDF pode transformar o ambiente e trazer estímulos sensoriais, detalha Geruza Kaseker, coordenadora de Produto e Especificação da Guararapes. 

Confira os detalhes dos quatro ambientes:

Suíte de Hotel Memorável

O escritório Borges Godoy Arquitetura foi responsável pela Suíte de Hotel Memorável, uma suíte de alto luxo em uma área de quase 100 m², concebida para ser perfeitamente aplicável em quartos de hotéis de alto padrão. O projeto contempla áreas para o descanso, trabalho, refeições, banho, beleza e relax, além de curadoria de mobiliário contemporâneo, obras de arte e marcenaria exclusiva – que contrasta elementos curvos, remetendo aos traços de Niemeyer e às montanhas de Minas Gerais, com linhas retas do modernismo brasileiro. 

O MDF da Guararapes escolhido foi o Tauari (Linha Madeiras do Brasil), que foi utilizado na bancada do home office, no closet, no teto da área de banho, na parede e no muxarabi. Sua tonalidade e características remetem com fidelidade à madeira natural, o que garante a sensação de aconchego que desejávamos passar em todo ambiente, explicam as sócias Mariana Borges e Thaysa Godoy.

Casa Opulente

Maycon Altera Studio assinou a Casa Opulente, que leva o público a refletir sobre o legado do projeto para as futuras gerações. A ideia é garantir que daqui a 20 anos os moradores da Casa Opulente estejam em um espaço que seja ao mesmo tempo atual e atemporal, com peças modernas e de qualidade. O conceito central envolve o uso de pedra e madeira como elementos básicos do ambiente.

O MDF Imbuia (Linha Madeiras do Brasil) é o destaque do projeto e foi utilizado nos pórticos, no assento, no bar, na estante e no teto. Optamos por esse padrão devido às suas características marcantes de madeira escura, que se alinham perfeitamente com a mensagem que desejamos transmitir: um ambiente aconchegante e ao mesmo sofisticado, comenta Maycon Altera. A tonalidade escura do MDF Imbuia contribui para criar uma sala de estar mais íntima e acolhedora, além de ajudar a controlar a iluminação, reforçando o conceito de um espaço moderno e atemporal.

Copa Recortes 

Com três áreas –  lareira, ilha com mesa de jantar e estar – o ambiente assinado pelo escritório Abras Janot Arquitetura e Interiores foi desenvolvido para celebrações e experiências compartilhadas, em uma atmosfera bem mineira, convidativa e elegante. Recortes de universos distintos e itens afetivos criam uma cena aconchegante e harmoniosa.  

Para trazer a lembrança de uma casa de fazenda, o MDF Pau-Ferro (Linha Madeiras do Brasil) foi usado no forro e ripas do teto, simulando dormentes ferroviários, e no móvel que contempla a adega, a cave de maturação de queijos e o bar. Escolhemos esse padrão da Guararapes por sua tonalidade mais escura e os veios e catedrais da madeira bem marcados, pois a ideia é que o ambiente seja intimista e aconchegante. O tom do Pau-Ferro combinou muito bem com as cores da pedra que usamos nas bancadas, o Quartzito Bronzite, que possui alta concentração de ferro em sua composição, detalham Fernanda Abras e Luiza Janot.

Living do Colecionador

O Living do Colecionador foi projetado pela arquiteta Ana Paula Paolinelli, que fez um retrofit associado ao estilo Mid Century Modern, movimento forte nos Estados Unidos entre os anos 40 e 60, que tinha a intenção de trazer o modernismo para dentro das casas. 

Para compor as paredes antigas, a opção foi utilizar o MDF Carvalho Natural (Linha Naturale), trazendo uma sensação de aquecimento ao ambiente. Na adega de 300 garrafas, o MDF Mageo Carvalho (Linha Mageo) traz a referência ao universo da marchetaria clássica. O ambiente veio para mostrar que nem sempre precisamos de uma grande reforma para fazer um projeto incrível acontecer. O uso adequado dos painéis, pontualmente colocados, veste devidamente qualquer parede. O local além de lindo fica aconchegante, exclusivo e, principalmente, atemporal, pontua Ana Paula. 

A CASACOR Minas Gerais acontece de 26 de julho a 15 de setembro, no Espaço 356, localizado na Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’Água, Belo Horizonte. Mais informações www.casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

Sobre a Guararapes

A Guararapes é referência nacional na produção de painéis de MDF, e uma das maiores exportadoras de compensado da América Latina, presente em mais de 50 países. Com 40 anos de história, a companhia possui três unidades fabris localizadas em Caçador (SC), Santa Cecília (SC) e Palmas (PR), com capacidade anual de produção de mais de 1,140 milhão m³ de MDF e 380 mil m³ de compensados. Entre os produtos comercializados estão MDFs decorativos, cru (standard), RUC (resistente a umidade e cupim), Áris (multirresistente à marcas de dedos, calor, raios solares e microrriscos), além de HDF e compensados estruturais e não-estruturais. Desde 2015, a marca utiliza no MDF decorativo a tecnologia exclusiva NanoxClean, que elimina bactérias, vírus e outros microrganismos das superfícies. Também conta com diversas certificações internacionais, como o selo FSC® Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) código de licença FSC-C041303, que destaca seu compromisso com um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável. Saiba mais em www.guararapes.com.br.

Lorena Oliva | pg1 Comunicação