Inovação à paulista: O Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), ao qual o IPT Open está conectado, está comemorando dez anos com investimento de 12 milhões de reais do governo de SP

Inovação à paulista: O Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai), ao qual o IPT Open está conectado, está comemorando dez anos com investimento de 12 milhões de reais do governo de SP

29 de setembro de 2024 Off Por

O Spai aponta soluções em diversas áreas como telecomunicações, saúde, meio ambiente e segurança, entre outros.

O programa, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) de SP, reúne atualmente 48 ambientes credenciados espalhados por todas as regiões no estado.

Desde parques tecnológicos e centros de inovação a incubadoras de empresas de base científica e tecnológica, onde startups interagem para produzir inovação em benefício da sociedade.

O objetivo é fazer a transição entre ciência e mercado, incentivando o desenvolvimento científico e tecnológico nos centros de excelência, com financiamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e recursos do orçamento estadual.

“Nosso trabalho é ampliar o potencial de negócios com geração de valor. Um exemplo é a atuação com benefício socioambiental para as empresas que fazem parte do sistema de inovação, como os processos de descarbonização de indústrias de pequeno e médio portes, que pretendemos ampliar”, afirma o secretário da SCTI, Vahan Agopyan.

São muitas as histórias de sucesso na trajetória de 10 anos do Spai!

O programa IPT Open, une a expertise do instituto com empresas consolidadas e startups, governos, instituições de pesquisa e universidades.

Entre os muitos casos de sucesso do programa destaca-se o projeto do Nanocobre, desenvolvido pela startup Abluo, do grupo empresarial Cecil.

São nanopartículas de cobre com propriedades antimicrobianas – em formulações líquidas e em pó – para aditivar produtos industriais.

Tem aplicações bem diversificadas como em áreas ambulatoriais e hospitalares, tintas imobiliárias, utilidades e utensílios domésticos, ampliando a proteção contra contaminações.

Outros casos como o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com a empresa Autaza com sistemas de aferição e de uso de EPIs; a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP Ipen/Cietec hoje com 90 unicórnios em sua comunidade, um deles a Magnamed em saúde.

Evento – No dia 30 de setembro o Museu do Ipiranga sediará evento que encerra as celebrações dos 10 anos do Spai.

O objetivo é reunir gestores de ambientes e de políticas públicas de inovação, investidores-anjo, fundos de investimento de risco e/ou de impacto, entre outros.

Inscrições em: https://www.sympla.com.br/evento/celebrando-novos-futuros/2638249