Novo livro da Plan International Brasil conta a história de uma menina indígena e sua jornada para cuidar do meio ambiente

Novo livro da Plan International Brasil conta a história de uma menina indígena e sua jornada para cuidar do meio ambiente

10 de setembro de 2024 Off Por

A Revolução da Catí – Em busca da Semente da Vida é escrito e ilustrado por mulheres indígenas

A coleção A Revolução das Princesas, da ONG Plan International Brasil, acaba de ganhar um novo livro: A Revolução da Catí – Em busca da Semente da Vida. Depois de recriar as histórias de Cinderela, Rapunzel, Aurora (Bela Adormecida) e Ariel, e de resgatar a trajetória da líder quilombola Tereza de Benguela, o novo título é inspirado nas histórias de Catarina Guató e sua jornada de amor e cuidado para reflorestar o Pantanal.

Na obra, lançada com exclusividade na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a menina Catí Guató vive em sua aldeia com um filhote de onça-pintada de estimação. E juntas saem de sua aldeia em busca de uma semente especial capaz de trazer de volta as cores e a vida que o Guadakan (nome indígena do Pantanal) perdeu quando o fogo chegou à região. O novo título é resultado do trabalho da escritora Gleycielli Nonato Guató, da ilustradora Alexandra Tupi Krenak, ambas indígenas, e da designer Luana Coelho.

“Catí tem sua força inspirada em uma das anciãs, Dona Catarina Guató, que está ansiosa pelo dia que eu possa ler para ela a personagem inspirada em sua luta. Ao trazer Catí para as mãos de inúmeras crianças leitoras, trago o valor tradicional, o respeito ancestral e a reexistência de um povo, do meu povo, que já foi considerado extinto várias vezes e sempre resistiu ao tempo e à colonização do Pantanal, nosso Guadakan. Tenho me sentido parte de um todo ao trazer à vida, mesmo que literária, uma personagem tão pura e forte, tão originária”, destaca a autora.

Já Alexandra Tupi Krenak, responsável pelas ilustrações, explica que sempre trabalhou com quadros e murais e, por isso decidiu usar a mesma técnica para dar vida à Catí e às páginas do livro. Assim, desenvolveu as ilustrações de forma tradicional em telas, que foram digitalizadas para a criação do livro.

“É uma alegria contarmos a história da Catí e levarmos a mensagem sobre o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente e com a proteção dos povos indígenas, reacendendo a ancestralidade no coração de cada um de nós”, afirma Cynthia Betti, CEO da Plan International Brasil.

A Revolução das Princesas

Nos primeiros quatro títulos lançados, escritoras e ilustradoras, em parceria com a agência VMLY&R, atualizaram os clássicos Aurora (Bela Adormecida), Cinderela, Ariel e Rapunzel, retratando as princesas como mulheres nada indefesas: são heroínas fortes e corajosas que montam em seus cavalos, lutam contra bruxas e dragões e salvam príncipes que precisam de ajuda. O quinto livro honra a história da líder quilombola Tereza de Benguela, colocando-a no lugar de exemplo, inspiração e resistência que sempre mereceu ocupar. A faixa etária recomendada para leitura dos livros é a partir dos 9 anos, mas crianças menores podem aproveitar muito a contação das histórias e as belas ilustrações no canal da Plan International Brasil no YouTube.

Os livros custam R$ 40 cada. O envio é realizado pelos Correios, com opção de frete fixo de R$ 13 para todo o Brasil. Os títulos estão disponíveis no link arevolucaodasprincesas.com.br. A Revolução da Catí será lançada com exclusividade na Bienal e após o evento também estará disponível no site. Os valores arrecadados com a venda são revertidos para projetos da Plan.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação de vulnerabilidade. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Por mais de 85 anos, unimos outras pessoas otimistas determinadas para transformar a vida de todas as crianças em mais de 80 países. Não vamos parar até alcançar a igualdade.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International está no Brasil há 25 anos e se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil está entre as 100 Melhores ONGs e tem a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência. Em 2023, foi escolhida como a Melhor ONG de Defesa de Direitos e a Melhor ONG do Maranhão no Prêmio Melhores ONGs. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras como Ana Paula Padrão, Joyce Ribeiro, Astrid Fontenelle e Ana Fontes. Mais informações: www.plan.org.br.

Ibirá Comunicação Estratégica