Oficina debate inovação e tecnologias na cadeia do babaçu
17 de novembro de 2024A Embrapa e o Ministério da Indústria e Comércio – MDIC estão coordenando um estudo sobre máquinas, ferramentas e equipamentos nas diferentes etapas produtivas do trabalho realizado por agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais em quatro cadeias produtivas da sociobiodiversidade da Amazônia Legal: açaí, babaçu, castanha e cupuaçu.
A Embrapa Cocais está responsável por coletar as informações referentes à cadeia de valor do babaçu e adotou como metodologia a participação dos atores da cadeia em todo o processo do projeto.
Para tal, realizou no último dia 6, em São Luís/MA, oficina intitulada “Inovação e tecnologias de impacto social na cadeia de valor do babaçu”.
O evento foi direcionado prioritariamente a representantes de organizações de agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais atuantes na cadeia de valor do babaçu.
Os participantes foram divididos em grupos de discussão sobre os seguintes temas: Coleta, transporte e armazenamento, Processamento (extração do mesocarpo), Processamento (quebra da amêndoa), Beneficiamento (azeite/óleo e alimentos) e Beneficiamento (artesanato, carvão e produtos de higiene)
Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.
Núcleo de Comunicação Organizacional – NCO da Embrapa Cocais. Edição nº 293, de 13-11-2024.
Redação: Flávia Bessa. Colaboração: José Rey e Renata Oliveira.