SINDILAT// Câmara Setorial do Leite busca proteção contra incentivos do Mercosul

SINDILAT// Câmara Setorial do Leite busca proteção contra incentivos do Mercosul

20 de maio de 2023 0 Por diadianews

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados irá enviar um ofício ao Governo Federal alertando sobre os prejuízos causados à indústria nacional em decorrência dos incentivos concedidos por outros países do Mercosul aos produtores.

A discussão também será encaminhada ao Parlasul, solicitando que sejam adotadas políticas de proteção ao setor lácteo.

A decisão ocorreu durante a primeira reunião deste ano da câmara, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), concomitante à 17ª Fenasul e à 44ª Expoleite.

“Temos observado que os volumes de importação aumentaram, devido ao baixo preço da matéria prima em países vizinhos.

No acumulado entre janeiro e abril, o leite em pó integral subiu de 9 mil/kg importados em 2022 para 47 mil/kg neste ano.

O queijo parmesão é outro produto que tem o valor lá fora menor do que o custo de beneficiamento pela indústria brasileira”, explica Darlan Palharini, secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS).

A Argentina injetou recursos diretamente nos produtores, o Uruguai abriu linhas de crédito subsidiadas e a indústria brasileira permanece sem incentivos.

De acordo com um estudo realizado pelo Sindicado e apresentado durante a reunião da Câmara na sexta-feira 19/05, o governo da Argentina, aporta 9,16 bilhões de pesos aos produtores e mais 167 milhões de pesos para as cooperativas investirem em equipamentos.

No Uruguai, o governo criou um programa de financiamento abrindo linhas de créditos para atender os cerca de 2 mil produtores no valor total de 9 milhões de pesos, com prazo de 13 anos de amortização.

“O produtor e a indústria no Brasil, não têm atualmente nenhuma fonte de recursos de custeio direto o que causa este desequilíbrio com relação aos países que vêm adotando ações efetivas para assegurar a produtividade e a competitividade, entendendo o quanto isso é importante para a suas economias”, destaca Palharini.

No encontro, os integrantes da Câmara Setorial defenderam ainda a urgência da liberação pelo Governo do Rio Grande do Sul de recursos represados do Fundoleite para os projetos de competitividade apresentados pelas empresas e projetos de desenvolvimento e valorização do leite e derivados no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Foto: Gisele Ortolan

AIorK4xyfUCWXpROXk6jZ_O-7v0RWci_x5ewq1GPet_DIWzCnDMJ6we3jUakymR-18y6mIYP9OsifTg

Rua dos Andradas, 1464/113 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
reportagem@jardinecomunicacao.com.br51 3224.0104 | 3086.0105 | 999.111.342
Jornalistas responsáveis:
Carolina Jardine, Grasiela Duarte, Kimberly Winheski e Leticia Szczesny