União Europeia visita Sebrae e conhece trabalho em prol do Pantanal e empreendedorismo inovador

União Europeia visita Sebrae e conhece trabalho em prol do Pantanal e empreendedorismo inovador

28 de maio de 2023 0 Por diadianews

Senadora Tereza Cristina participou de encontro e junto à equipe do Sebrae, apresentou potencialidades de Mato Grosso do Sul para colegiado europeu

A Missão Diplomática da União Europeia, que está em Mato Grosso do Sul, conheceu nesta sexta-feira (26) as ações do Sebrae/MS voltadas ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e o fomento à inovação.

A visita ocorreu no Living Lab, laboratório de inovação e prototipagem localizado em Campo Grande. O encontro teve a presença da senadora Tereza Cristina, que na ocasião, reforçou as potencialidades do estado, com destaque para o bioma Pantanal, imenso reservatório de água doce e maior área úmida continental do planeta.

Na visita, houve a apresentação do programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae Mato Grosso do Sul e Sebrae Mato Grosso, junto a uma rede de parceiros, que visa dar suporte a 32 mil pequenos negócios que ocupam o bioma, em diferentes setores, tais como a economia criativa, o agronegócio e o turismo.

O objetivo com as ações é a recuperação econômica do Pantanal. Quando foi lançado, em 2021, o programa recebeu apoio direto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que à época, era liderado pela senadora Tereza Cristina.

“Fico feliz de eles estarem conhecendo nosso estado, a nossa realidade, vendo que o Mato Grosso do Sul é sustentável. Eles estão muito impressionados com a nossa Capital e com o que viram desde ontem andando aqui pelo nosso estado. Espero que eles levem a impressão correta do que é o Brasil e Mato Grosso do Sul, que produz com muita sustentabilidade, tecnicidade e modernização. O Pantanal é belíssimo e a maior parte dele está nesse estado”, declarou a senadora.

As visitas do colegiado europeu aos estados visam fortalecer a cooperação econômica e comercial, e, também, cultural com os parceiros brasileiros. Para o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, a visita ao Sebrae foi interessante para a projeção de parcerias futuras.

“No Sebrae, conhecemos projetos que estão desenvolvendo, particularmente os que envolvem o Pantanal, uma das grandes riquezas deste estado. A instituição está investindo muito no tema da preservação do meio ambiente. Essa é realmente uma oportunidade para os embaixadores dos Estados da União Europeia de conhecerem melhor a realidade de Mato Grosso do Sul e desenvolverem essa cooperação, que para nós é muito importante”, pontuou.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, também participou da recepção ao grupo e reforçou o compromisso do estado com a sustentabilidade. 

“A importância de receber esses embaixadores aqui, no nosso estado, é conseguir mostrar a eles como Mato Grosso do Sul é sustentável e quais são as atividades que fazemos aqui e como fazemos. E hoje aqui no Sebrae, apresentamos para eles o que nós fazemos para as pequenas empresas, o que conseguimos fazer para melhorar a vida das pessoas”, disse.

“É uma honra receber os embaixadores aqui, para estreitarmos relações e parcerias para novos estudos e possibilidades, além de continuar apoiando o desenvolvimento dos pequenos negócios no Mato Grosso do Sul. Mostramos um pouco do que nós fazemos, tanto com as startups, com as ações de inovação aqui no Sebrae e todos os parceiros, e também do Pró Pantanal, esse trabalho que a gente faz com a sustentabilidade e o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas e outras, com as quais o Sebrae trabalha nesse programa”, complementa o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

A cultura regional também esteve presente de forma física. Todos os membros do colegiado europeu foram presenteados com bolsas no estilo “sapicuá”, produzidas por uma família da comunidade Salobra, localizada no município de Miranda (MS).

Essa família recebeu acompanhamento do Sebrae/MS por meio do programa Pró Pantanal, e encontraram no corte e na costura mais uma possibilidade de renda, agregando ainda a cultura pantaneira ao produto.

Fomento à Inovação

Para conferir o potencial inovador e empreendedor de Mato Grosso do Sul, o colegiado europeu também conheceu os projetos em execução no Living Lab.

Por meio do laboratório de inovação, são criadas condições favoráveis para que empreendedores possam testar e validar suas ideias, além de receberem apoio e orientação especializada.

O laboratório também promove a conexão entre empresários, mentores, investidores e universidades, revelando uma nova geração de negócios inovadores e startups.

Desde a sua inauguração, em 2016, cerca de 830 ideias inovadoras já passaram pelo espaço e hoje 145 projetos estão em aceleração.

Na ocasião, o grupo realizou um tour pelo Living Lab e conferiu os programas de aceleração para as startups, as máquinas e os artefatos produzidos por empreendedores no LabMaker – espaço voltado à prototipagem de negócios, o serviço de coworking voltado aos nômades digitais, entre outras ações.

Além disso, o colegiado conheceu histórias de empreendedores de startups e negócios inovadores do estado, que em comum, contaram com apoio do Sebrae em suas trajetórias de desenvolvimento e conseguiram prosperar.

Uma delas foi a empreendedora Lívia Cordeiro, que possui a startup Ciclo Azul – Meio Ambiente e Sustentabilidade, localizada em Bonito.

O empreendimento trabalha com o gerenciamento de resíduos sólidos, atuando também no setor de consultoria ambiental e desenvolvimento de projetos técnicos.

Durante a apresentação à delegação europeia, ela mencionou a produção de uma réplica em 3D de fóssil localizado na Gruta do Lago Azul, em Bonito, no LabMaker do Living Lab, o que possibilitará o aprofundamento em pesquisas científicas.

“A gruta do Lago Azul é uma caverna importante para a comunidade porque emprega muitas pessoas e movimenta a economia a partir do turismo. Como mergulhadora e pesquisadora de cavernas, pensei em como poderia transformar essa riqueza em um material que fortaleça o turismo. Então, fizemos uma série de fotografias subaquáticas e construímos um laboratório subaquático dentro da caverna e, neste local, mapeamos o sítio paleontológico com fotos de todos os ângulos do fóssil.

A partir dessas imagens, com o Living Lab, montei um modelo 3D de vários fósseis, para disponibilizar esses modelos permitindo a troca científica. Essa réplica permite que tenhamos uma cópia fidedigna do fóssil em mãos, permitindo o seu estudo, mantendo o fóssil original ‘descansando’”, disse.

Também presente na visita, o conselheiro do Sebrae/MS e diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, destacou que as startups, negócios inovadores e pesquisadores também têm o apoio do Governo do Estado para se desenvolverem por meio de editais, que investem recursos nestas iniciativas.

“É a forma com a qual o estado contribui para o desenvolvimento dessas iniciativas que contam com um espaço como esse, no Sebrae. Com esses recursos, nós temos o acompanhamento por meio de bolsistas, mentores e especialistas que vão dar esse olhar profissional para o investimento. É um investimento onde se ganha na colaboração e nós vamos reforçando esse ecossistema e criando uma cultura de inovação em Mato Grosso do Sul”, destacou Pereira.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, os interessados podem entrar em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acessar ms.sebrae.com.br.