Embrapa marca presença em evento internacional sobre aquicultura

Embrapa marca presença em evento internacional sobre aquicultura

23 de novembro de 2021 0 Por diadianews

Foto: Google

Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) participa nesta semana do IFC 2021, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil, que acontece entre quarta-feira (24 de novembro) e sexta (26) em Foz do Iguaçu-PR. O evento será presencial e contará com medidas de segurança sanitária por conta da Covid-19.

Três pesquisadores estarão, nesta terça (23 de novembro) às 16h, na Arena do Conhecimento, evento pré-congresso organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Será de maneira virtual e as inscrições podem ser feitas no site do congresso, que é o www.ifcbrasil.com.br.

Adriana Lima vai tratar do “Uso da água na piscicultura e os sistemas de produção”; o tema de Viviane Santos é “Gestão da água no processamento de peixes”; e Manoel Pedroza vai abordar “O mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil”. Eles estarão juntos com Juliana Borges, analista do Sebrae Nacional, que vai falar de “Eficiência energética e escassez hídrica para os pequenos negócios”.

E no último dia do evento, às 15h40, a programação e os resultados de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa em aquicultura serão o tema abordado pela empresa. Danielle de Bem Luiz, chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, e Lícia Lundstedt, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da mesma Unidade da empresa, mostrarão o que a Embrapa tem feito e quais resultados estão sendo alcançados em aquicultura.

BRS Aqua – Hoje, a empresa coordena projetos em diferentes temáticas relacionadas à aquicultura. O destaque fica por conta do BRS Aqua, principal projeto em aquicultura da Embrapa e que é liderado por Lícia. Organizado a partir dos chamados Projetos Componentes (PCs), ele engloba tanto áreas mais técnicas (Germoplasma; Nutrição e Alimentação; Sanidade; Manejo Produtivo e Gestão Ambiental; e Tecnologia do Pescado) como transversais (Gestão; Economia; e Transferência de Tecnologia).

O BRS Aqua possui forte caráter estruturante, já que por meio dele estão sendo construídas diferentes estruturas de apoio à pesquisa em aquicultura na empresa, e também investe na capacitação de recursos humanos especializados na área, por meio da formação e da atuação de bolsistas. Ao todo, estão envolvidos cerca de 270 empregados de mais de 20 Unidades da Embrapa.

São três as fontes de financiamento do projeto: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa), recurso financeiro que está sendo executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a própria Embrapa. O portal do BRS Aqua é o https://www.embrapa.br/brsaqua.

Clenio Araujo (6279/MG)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa
pesca-e-aquicultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (63) 99952-5917

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/