Animais de rua que viraram animação infantil ensinam crianças sobre sustentabilidade
20 de março de 2024No Dia Mundial da Infância (21) é fundamental lembrar que nosso futuro depende delas
Pisar com os pés descalços no chão, fazer brinquedos com sucata, subir em árvore, brincar com animais, atividades de criança, certo? Mas cada vez temos visto uma cena diferente. Crianças em casa, nos celulares, tablet e videogames sem o contato com a natureza e com os amigos. Uma mudança de hábitos que tem gerado o que o americano Richard Louv chama de Transtorno de Déficit de Natureza. Fator que resulta em obesidade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), além de problemas cognitivos.
“Por isso estimular os pequenos a fazer atividades que envolvam natureza e animais é fundamental. Essa conexão é nosso foco. Sem contar que queremos que os pequenos, conscientes dos impactos dos seus atos, criem, usem a imaginação, façam brinquedo de sucata, inventem e sejam protagonistas de mudanças”, destaca Johnny Valerio, ator e pedagogo e um dos idealizadores do projeto audiovisual infantil “Os 6 Gatinhos”.
Lançada este ano, a iniciativa visa chamar a atenção de crianças e educadores a temas como sustentabilidade, amor pelos animais e a importância que cada um tem com o futuro do planeta. “Nossa primeira temporada, que terá seis músicas (duas já publicadas), se chama ‘Vamos Juntos Fazer a Diferença’ e é exatamente isso que esperamos que eles possam fazer, destacou Nayara Rodrigues, cantora e membro da startup por trás do projeto.
“Os 6 Gatinhos” levaram para crianças do SESI Indaiatuba-SP, atividades com recicláveis, para que pudessem entender essa conexão entre suas atitudes e os impactos ambientais, utilizando como tema a última animação lançada pelo grupo, intitulada “Vamos Reciclar”, em que os personagens, Os 6 Gatinhos, todos baseados em animais reais resgatados de maus-tratos e abandono, ensinam os pequenos a reciclar materiais que iriam parar no lixo.
“Nós, todos os dias, descartamos um monte de coisas que poderiam ser reaproveitadas, como alimentos, produtos recicláveis. Por isso, trazer para a sala de aula um assunto como esse é fundamental”, enfatizou Izabel Cristina Rossi Giatti, professora do SESI Indaiatuba.
- https://www.instagram.com/os6gatinhosoficial/