No Showtec agricultores buscam estratégias para mitigar efeitos das intempéries climáticas no cultivo de grãos

No Showtec agricultores buscam estratégias para mitigar efeitos das intempéries climáticas no cultivo de grãos

24 de maio de 2024 Off Por diadianews

Diante das pressões ambientais nas lavouras: picos de temperatura, falta ou excesso de água e a aplicação de produtos químicos, agricultores de Mato Grosso do Sul e estados vizinhos, buscam no Showtec alternativas para mitigar esses efeitos adversos, a partir da pesquisa.

Esses fatores criam um cenário propício para picos de estresse nas plantas, afetando diretamente a produtividade das safras. A temática foi discutida nesta quarta-feira (22), durante o painel “Soja e milho e sem estresse, construindo plantas tolerantes”, que aconteceu no Showtec, em Maracaju (MS).

Segundo o engenheiro agrônomo, Dr. Antonio Luiz Fancelli, a instabilidade climática dos últimos anos tem sido um desafio constante e tende a persistir.

“É de fundamental importância que trabalhemos intensamente para mitigar as condições de estresse nas plantas. Assim como ocorre com os seres humanos, as plantas perdem capacidade de produção e envelhecem rapidamente quando não conseguem combater os radicais livres”, explicou Fancelli.

Aspectos cruciais como a limitação de cálcio e fósforo no solo, a redução de alumínio e a prevenção da compactação do solo foram enfatizados pelo engenheiro agrônomo, Dr. Geraldo Chavarria, ao falar da importância de preparar adequadamente o leito de semeadura para garantir que as sementes tenham condições ideais desde o início.

“O produtor rural precisa entender o impacto financeiro do estresse nas plantas. Implementar estratégias eficazes pode resultar em economia e aumento da produtividade. A integração de conhecimento sobre nutrição, manejo e genética é fundamental para criar condições ideais de cultivo, reduzindo o impacto do estresse e promovendo o desenvolvimento saudável das plantas”.

Mediador das discussões, o vice-presidente da Aprosoja/MS e produtor rural, André Dobashi, destacou a conexão das temáticas abordadas no painel.

“Entender a dinâmica da matéria orgânica, a estruturação do solo e os níveis de estresse que influenciam a produção. Nossa discussão focou na construção de um ambiente produtivo e na nutrição aliada ao manejo e à genética, visando minimizar os efeitos do estresse biótico e abiótico  no incremento da produtividade”, completou o produtor.

O Showtec é considerado o maior do Agro de Mato Grosso do Sul, e segue com sua programação até esta quinta-feira (23), com painéis compostos apenas por mulheres, produtoras e pesquisadoras.

Realizado pela Fundação MS, o evento é gratuito e deve atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação.

Contato assessoria

Wesley Alexandre – Agro Agência Assessoria(67) 9 9157-5893wesley@agroa.com.br