Festival Vamos Passear 2024 recicla mais de 780 quilos de resíduos em sete etapas pelo Brasil

Festival Vamos Passear 2024 recicla mais de 780 quilos de resíduos em sete etapas pelo Brasil

20 de agosto de 2024 Off Por

A ação gerou benefício ambiental e renda para cooperativas de catadores. Além do material reciclado, a areia e a lona utilizadas no evento também foram reutilizadas

Agosto, 2024 – Contribuir para um futuro sustentável, engajando público, parceiros e equipe em práticas voltadas ao cuidado com o meio ambiente. A edição 2024 do Festival Vamos Passear realizou sete etapas pelo Brasil, deixando um exemplo de como é possível reduzir o impacto ambiental. Desde a gestão cuidadosa de resíduos até a reciclagem, o evento levou sustentabilidade aos momentos de lazer e diversão proporcionados aos participantes.

Um total de 782,75 quilos de resíduo de lixo gerado no evento foi corretamente destinado. Os materiais reciclados foram separados durante todas as etapas, gerando benefício ambiental e renda para sete cooperativas de catadores, responsáveis pela coleta, transporte, segregação e pesagem dos materiais.

Com as ações ao longo do evento, a Eccaplan, por meio do Programa Sou Resíduo Zero, conferiu para a Brasilprev, apresentadora do Festival Vamos Passear, o certificado de gestão de resíduos, com padrão de gestão (Z) – Reciclagem + Compostagem.

Lonas das sete etapas serão reutilizadas e virarão necessaires (Festival Vamos Passear / Divulgação)

O evento atuou em parceria com a Cooperativa Reciclando para Viver, no Rio; Cooperativa Bariri Salvador; Cooperativa Pro Recife, Cooperativa de Trabalho  dos Catadores de Materiais Recicláveis das Águas Lindas (GOOTARAL), em Belém; Coopamare – Cooperativa de Catadores de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis, em São Paulo; CENTCOOP – Central das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal; e CATAUNIDOS  – Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária e Massalas, em Belo Horizonte.

Cuidado também com areia e lona – A gestão de resíduos foi realizada entre os meses de maio e julho, em sete cidades brasileiras. Lixeiras seletivas de papelão foram distribuídas nos locais e, em conjunto com a equipe organizadora, foi trabalhada a educação ambiental e segregação na fonte.

Na arena, tinham espalhadas 40 embalagens para coleta de resíduos (Festival Vamos Passear / Divulgação)

Foram 275,6 quilos de plástico; 337,3 quilos de papel e papelão; 15,1 quilos de alumínio; 144,75 quilos de lixo orgânico; e 10 quilos de vidro recolhidos. Com a reciclagem, ganham nova vida, evitando sua decomposição em aterros sanitários e diminuindo significativamente a extração de recursos naturais.

Além do material reciclado, a areia e a lona utilizadas no evento também foram reutilizadas. As comunidades locais e os parques que tiveram etapa do festival em Belém, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo receberam 144 mil quilos de areia em doação. E 100 m2 de lona serão transformados em 200 necessaires.

Assim, o Festival Vamos Passear 2024 vai muito além de ser apenas um evento esportivo, com uma abordagem integrada de responsabilidade social, ambiental e econômica. O evento foi inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ofereceu estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

“A Brasilprev tem o prazer de ser a apresentadora do Festival Vamos Passear há muitos anos, reforçando o compromisso com a promoção da qualidade de vida e do bem-estar. Estamos engajados em apoiar iniciativas culturais e esportivas que ofereçam entretenimento e benefícios para a saúde, e esta é uma iniciativa que se alinha perfeitamente com nossos valores e objetivos”, afirma Camilo Buzzi, diretor Comercial e de Marketing da Brasilprev.

Areia das quadras foram doadas em Belém, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo (Festival Vamos Passear / Divulgação)

Rio, Salvador, Recife, Belém, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte receberam o evento – O Rio de Janeiro abriu o Festival Vamos Passear no dia 26 de maio, com 4.000 participantes. No dia 9 de junho foi a vez de Salvador (BA), com 3.500 pessoas. E, no dia 16, o evento chegou no Recife (PE), também com 3.500 inscritos. Já no dia 23 foi em Belém (PA), com 1.500 participantes. São Paulo reuniu 5.000 pessoas no dia 7 de julho. Brasília, no dia 14, teve 3.700 inscritos. E terminou no dia 28, em Belo Horizonte (MG), com 1.500 pessoas.

No total, 22.700 participantes estiveram presentes nas sete etapas pelo Brasil, participando do Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Kids e, também das diversas atrações gratuitas montadas na arena do evento.

Etapas 2024
26/05 – Rio de Janeiro (RJ) – Orla da Praia de Copacabana – realizada
09/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
16/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
23/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
07/07 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
14/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
28/07 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek – realizada

O Festival Vamos Passear foi apresentado pela Brasilprev, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte, com organização do Instituto BR Brasil.

Mais informações:
Site: 
www.vamospassearbr.com
www.ticketsports.com.br
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/

ZDL