Nelore Tocantins participa de apresentação do programa “Senar Serviços” com foco em ESG

Nelore Tocantins participa de apresentação do programa “Senar Serviços” com foco em ESG

13 de setembro de 2024 Off Por

A Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT) marcou presença, nesta terça-feira, 10, na apresentação do Programa Senar Serviços. O evento, realizado no Sebrae em Gurupi, incluiu palestras e debates voltados para o aprimoramento do agronegócio regional, com ênfase em práticas de sustentabilidade e o conceito ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

O ESG foi abordado como um conjunto essencial de práticas para o desenvolvimento sustentável, abrangendo a conservação do solo e da água, gestão de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, manejo integrado de pragas e adequação ambiental, bem como aspectos sociais, como saúde e segurança no trabalho, prevenção de acidentes, conformidade com normas e legislação trabalhista, e capacitação e treinamento. O eixo de Governança focou na gestão transparente, administração responsável e integridade nas instituições.

Entre os palestrantes estiveram Fabrício Vasconcelos, Diretor ATEG do Senar Tocantins, Bárbara Evelyn, também representante da instituição, e Ricardo Arioli, consultor de grãos da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil). O programa apresentou serviços e suporte técnico aos produtores rurais, com o objetivo de modernizar e aumentar a eficiência no campo.

A presidente da Nelore Tocantins, a empresária e pecuarista Andrea Stival, ressaltou a importância dos eixos ESG para o setor. “Já estamos implementando práticas nas nossas operações, como no projeto Cooperar e nas fazendas associadas. Embora ainda não na mesma escala de grandes empresas, nosso trabalho nessa área está bastante avançado. É fundamental para o setor pecuário iniciarmos uma governança que integre os eixos social e ambiental”, afirmou.

A ACNT, comprometida com a inovação e o desenvolvimento tecnológico na pecuária estadual, destacou a relevância da colaboração com instituições de apoio ao produtor rural, como o Senar e a CNA, para fortalecer a cadeia produtiva do Tocantins e alinhar-se às melhores práticas de ESG.

Graziele Oliveira | Texto Comunicação Corporativa