Brasil ultrapassa 12 milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional
16 de setembro de 2024Foto: Divulgação
Mais de 12,1 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade acional (CIN), de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O novo documento, que substitui o antigo RG, utiliza o CPF como número único de identificação em todo o país e já está sendo emitido em 25 estados e no Distrito Federal. Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina lideram as emissões, cada um com mais de 1 milhão de novos documentos emitidos.
A CIN tem como objetivo modernizar o sistema de identificação no Brasil, proporcionando mais segurança e redução de fraudes.
O novo modelo também permite a inclusão de outros documentos, como a Carteira de Motorista e a Carteira de Trabalho, facilitando o acesso a serviços públicos.
A versão digital da CIN pode ser acessada por meio do aplicativo GOV.BR, permitindo ao cidadão usufruir de serviços digitais com maior segurança.
Para a emissão da CIN, os cidadãos precisam apresentar a certidão de nascimento ou casamento e, em alguns estados, realizar o agendamento online para atendimento nos postos de identificação.
A primeira via da CIN é gratuita e, a partir de 2032, o novo documento será o único aceito em todo o país, com o antigo RG perdendo validade.
Reportagem, Kristine Otaviano