FPA: Análise de Mídia – 01/11/2024
1 de novembro de 2024Análise de Mídia – 01/11/2024
– Notícias Agrícolas divulga que o Brasil é líder mundial no uso de defensivos biológicos, com mais de 23 milhões de hectares tratados em 2023, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Mais de 60% dos agricultores brasileiros adotam biopesticidas e biofertilizantes, contra os 33% na Europa. Desta forma, é urgente a votação dos Projetos de Lei 658/2021 e 3668/2021, em análise na Câmara dos Deputados.
Importante ressaltar que a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) trabalha para resolver um conflito de legislação promovido pelo governo federal que, por meio do Decreto nº 6.913/2009, só permite a produção própria de bioinsumos sem registro até dezembro de 2023, ou seja, sem uma nova Lei de bioinsumos ou a derrubada do veto presidencial n. 65 da Lei do Autocontrole, a partir de janeiro de 2025, a produção própria de bioinsumos será ilegal, abarcando grande parte da produção de pequenos agricultores e orgânicos, sujeito a prisão de 3 a 9 anos e multa.
Leia +: https://bit.ly/4ecIQbq
– Agro Estadão destaca que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, recebeu nesta quarta-feira, 30, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o procurador do Estado do Paraná, Luciano Borges. A comitiva pediu uma maior celeridade nas resoluções envolvendo os conflitos de terra entre indígenas e ruralistas em todo o país. Além disso, o grupo reforçou a solicitação feita por outros partidos para que a força policial estadual possa atuar nesses conflitos.
Leia +: https://bit.ly/4hsHagL
– Isto É divulga que a produção brasileira de carnes deve crescer 22,21% nos próximos dez anos, passando de 30,776 milhões de toneladas previstas para este ano para 37,597 milhões de toneladas de carne de frango, bovina e suína em 2034.
A estimativa consta no estudo anual “Projeções do Agronegócio” da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
De acordo com o ministério, a produção deve crescer a uma taxa anual de 2,4% para carne de frango e suína e de 1,1% para a proteína bovina.
Leia +: https://bit.ly/3YJUHt3
– Globo Rural fala que o Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, inaugura nesta quinta-feira (31/10) uma Plataforma de Gestão de Riscos de Desastres Naturais.
A ferramenta possibilitará análise e monitoramento para prevenção, gerenciamento e mitigação de riscos e desastres que dependem de informações geológicas.
A iniciativa faz parte do programa São Paulo Sempre Alerta, que foca na prevenção de desastres e na resposta a eventos climáticos extremos.
De acordo com Natália Resende, secretária de Meio Ambiente do Estado, com o novo sistema será possível identificar riscos e orientar ações concretas para a proteção da população.
Leia +: https://bit.ly/4f8sx0I
– Valor Econômico informa que o líder do União Brasil, Efraim Filho (PB), afirmou nesta quinta-feira (31) que a votação do projeto que regulamenta o mercado de carbono no país pode ocorrer na próxima semana.
Ele falou sobre o tema após reunião convocada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na residência oficial da Casa. Congressistas e ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva debateram a matéria em meio a um impasse entre o texto da Câmara e do Senado.
Os congressistas, segundo o parlamentar, estão alinhados com o Executivo para que a matéria seja aprovada no Congresso antes do início da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a chamada COP29.
Leia +: https://bit.ly/40yp5b4
– Globo Rural fala que o setor agropecuário foi o único a apresentar queda no número de trabalhadores durante o terceiro trimestre, com 4,7% menos pessoas empregadas que no mesmo período de 2023.
O dado foi apresentado nesta quinta-feira (31/10) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo a pesquisa 7,99 milhões de pessoas estavam empregadas no setor agropecuário, na comparação com 8,4 milhões um ano antes.
A taxa de desemprego geral no país caiu para 6,4% no terceiro trimestre, ante 6,9% no segundo trimestre. A taxa também ficou bem abaixo de igual período de 2023 (7,7%).
Leia +: https://bit.ly/48srt5a
– Poder 360 divulga que representante da Abiec (Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne), Luiz Cláudio Carvalho criticou o cashback para a carne bovina defendido pelo governo na Reforma Tributária.
As carnes receberam desoneração total na votação da Tributária ao serem inclusas na Cesta Básica Nacional. O governo defende que as proteínas sejam taxadas para que não aumentem a alíquota padrão, de 26,5%.
O ministro Fernando Haddad disse que o tributo poderá ser devolvido às pessoas cadastradas no CadÚnico. Carvalho afirmou que a proposta significa que só ⅓ da população seria beneficiada pela medida. O cashback se aplicaria à parcela que não recebe o Bolsa Família.
Leia +: https://bit.ly/4f9eecq
– Vaivém das Commodities, da Folha de S. Paulo, informa que outubro foi um período de correção dos preços dos produtos agropecuários dentro da porteira. Apenas trigo e arroz não tiveram elevação. O primeiro teve queda de 1,4%, e o arroz ficou estável.
O aumento de preços das commodities no campo continua sendo repassado para os supermercados, gerando inflação. Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os preços dos alimentos acumulam alta de 1% nas últimas quatro semanas, o sexto aumento seguido.
Leia +: https://bit.ly/4e9L8by
– Isto É divulga que o Ministério da Agricultura e Pecuária assinou um memorando de entendimento com o Centro Internacional de Desenvolvimento de Fertilizantes (IFDC), do Alabama (EUA), para o desenvolvimento de tecnologias de fertilizantes.
A parceria envolve ainda a Embrapa, a Universidade de Viçosa, além da USP e a Petrobras. O acordo estabelece uma colaboração entre as instituições para explorar tecnologias que aumentem a eficiência de fertilizantes e promovam práticas agrícolas sustentáveis.
Leia +: https://bit.ly/3NQGTHc
– Valor Econômico destaca que apesar dos rumores de desistência imediata, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), afirmou nesta quinta-feira (31) que a sua candidatura à presidência da Casa está mantida e que conversará com Hugo Motta (RepublicanosPB) e com Antônio Brito (PSD-BA), seus adversários na corrida interna, antes de tomar qualquer decisão.
Desde quarta-feira, correligionários do líder do União iniciaram uma mobilização para tentar convencê-lo a desistir da corrida interna.
Leia +: https://bit.ly/4foGFTg
– O Globo divulga que a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) lançou hoje sua candidatura à presidência do Senado.
A parlamentar não tem ainda o apoio oficial do seu partido que é o dono da maior bancada da Casa, com 15 parlamentares.
Ela deverá disputar a vaga com Davi Alcolumbre (União-AP), que já reúne o apoio oficial do seu partido, além de PL, PP, PSB e PDT, em fevereiro de 2025.
Segundo a assessoria da senadora, a bancada do PSD se reunirá na próxima terça-feira em Brasília para avaliar a sucessão do senador Rodrigo Pacheco no comando da Mesa Diretora.
Leia +: https://bit.ly/3YM40ZJ
– Folha de S. Paulo informa que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse à Folha que foi fechado um acordo para que o PT indique um representante a uma vaga no TCU (Tribunal de Contas da União).
Isso ocorreu no bojo das negociações para que o partido apoiasse a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara, em eleição marcada para fevereiro.
Com a aposentadoria de dois ministros do tribunal, duas vagas serão abertas até 2027, e a indicação de novos nomes pela Câmara entrou nas negociações.
Leia +: https://bit.ly/3Uxa0mo