Operação Peroba Rosa – Combate a Extração Ilegal de Madeira em Reserva Legal de Assentamentos Rurais

Operação Peroba Rosa – Combate a Extração Ilegal de Madeira em Reserva Legal de Assentamentos Rurais

27 de maio de 2023 0 Por diadianews

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), a 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental realizou a Operação Peroba Rosa nos Assentamentos Santo Antônio, Santa Rosa e Tamakavi, localizados no município de Itaquiraí, com o objetivo de combater a extração ilegal de madeira em áreas de reserva legal situadas no bioma Mata Atlântica.

A operação contou com a participação de sete subunidades da Polícia Militar Ambiental (Dourados, Naviraí, Mundo Novo, Batayporã, Bataguassu, Amambai e Campo Grande), e o apoio do helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA).

Ao todo, 33 policiais militares compuseram o efetivo que atuou na fiscalização.

Durante a operação, foram realizadas fiscalizações em 14 pontos de desmatamento e em cinco lotes pertencentes aos assentados. Em uma das incursões na mata, um homem foi preso em flagrante no momento em que estava realizando o desmatamento.

Com o autor, foram apreendidos 14m³ de madeira serrada e duas motosserras. Ainda, foram lavrados dois autos de infração, sendo um por dano em área de Mata Atlântica e outro por manter madeira em depósito sem a devida licença. As multas aplicadas totalizaram R$ 9.200,00.

No decorrer de uma vistoria em área de Reserva Legal no município de Japorã – MS, uma das equipes se deparou com indivíduos, às margens do rio, descarregando uma carga de um caminhão para uma lancha de grande porte, que se encontrava em um porto da região conhecido como ‘Big Brother’.

Ao avistarem a viatura policial, os indivíduos empreenderam fuga em embarcações que estavam no rio. Após diligências, a guarnição constatou que o caminhão estava carregado com diversas caixas de cigarro de marca paraguaia (8.900 maços) e que o veículo estava com restrição de furto. Diante das circunstâncias, a lancha, o caminhão e a carga de cigarros foram apreendidos.

No decorrer da Operação, 90 pessoas foram abordadas pelas equipes de fiscalização, visando identificar possíveis envolvidos no esquema criminoso. Além disso, foram vistoriados 42 veículos, com o intuito de coibir o transporte ilegal de materiais e produtos florestais.

A ação conjunta entre as subunidades da Polícia Militar Ambiental e o apoio da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo foram fundamentais para o sucesso da operação que representou um importante avanço no combate à extração ilegal de madeira no bioma Mata Atlântica.

O efetivo envolvido e os resultados alcançados demonstram o comprometimento das autoridades em preservar o meio ambiente e garantir a aplicação das leis ambientais, uma vez que a conscientização ambiental e a fiscalização policial são fatores fundamentais para a proteção do meio ambiente e do patrimônio natural da região. 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – TELEFONE PMA – 67 – 99984-5013 (Campo Grande) – PMMS

Fotos: PMA/MS