Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro
4 de novembro de 2024Segundo o processo, ela invadiu o STF, quebrou móveis e obras de arte
André Richter – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 04/11/2024 – 17:54
Brasília
© Valter Campanato/Agência Brasil
Versão em áudio
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) que Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, inicie o cumprimento da pena de 17 anos de prisão, em regime fechado, definida na condenação em um dos processos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Moraes determinou o trânsito em julgado da ação penal que tramita contra a acusada no STF. Com a medida, não cabem mais recursos contra a condenação. Além disso, o ministro determinou que seja descontado do tempo total da pena o período em que a acusada ficou presa preventivamente durante o processo.
Fátima de Tubarão está presa desde 27 de janeiro de 2023, em Criciúma (SC). Ela foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.
De acordo com o processo, a acusada invadiu o edifício-sede do STF, quebrou vidros, cadeiras, mesas e obras de arte e postou os atos nas redes sociais. Com base nos vídeos, ela foi identificada e presa pela Polícia Federal duas semanas após os atos golpistas.
A Agência Brasil entrou em contato com a defesa de Maria de Fátima e aguarda retorno. O espaço está aberto para manifestação.
Relacionadas
AGU: propor anistia a condenados do 8 de janeiro é inconstitucional
PF aponta falhas evidentes na segurança do DF nos atos de 8 de janeiro
Maioria do STF vota pela condenação de Fátima de Tubarão
Edição:
Sabrina Craide