Em depoimento à PF, Anielle Franco confirma episódios de assédio sexual de Silvio Almeida
2 de outubro de 2024Ministra da Igualdade Racial permaneceu por cerca de 1h na sede da organização em Brasília nesta quarta-feira, 2
Redação Terra Redação Terra
2 out 2024 – 15h27
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ministra da Igualdade Racial confirma assédio sexual por parte de ex-ministro dos Direitos Humanos em depoimento à Polícia Federal.
Anielle Franco
Foto: Reprodução: Instagram/aniellefranco
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, confirmou em depoimento à Polícia Federal (PF) os episódios de assédio sexual por parte do agora ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Anielle prestou depoimento por cerca de uma hora na sede nacional da PF, em Brasília, nesta quarta-feira, 2. Ela estava acompanhada dos advogados Pierpaolo Bottini e Priscila Pamela. O depoimento começou às 10h05 e terminou por volta de 11h25. Segundo a CNN Brasil, a fala da ministra foi gravada e depois será transcrita.
Notícias relacionadas
O ator Lázaro Ramos repudiou caso de assédio Foto: Instagram/Lázaro Ramos
Lázaro Ramos se manifesta sobre demissão de Silvio Almeida após denúncias de assédio: ‘Devastador’
O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão
Ministro do STF autoriza abertura de inquérito contra Silvio Almeida por assédio sexual
Silvio Almeida foi exonerado do cargo de ministro dos Direitos Humanos e Cidadania um dia depois das denúncias de assédio sexual virem à tona Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil / Estadão
Procuradoria do Trabalho abre inquérito sobre Silvio Almeida e denúncias de assédio
Em seu depoimento, Anielle detalhou os episódios de assédio por parte de Silvio.
O comportamento inadequado do ex-ministro teria começado durante o período de transição entre os governos Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda em 2022.
Silvio Almeida teria passado a mão entre as pernas de Anielle durante reuniões oficiais. Uma delas teria ocorrido em maio de 2023, conforme informou o Metrópoles.
Em nota, a assessoria do Ministério da Igualdade Racial afirmou que Anielle não pretende falar sobre o teor do depoimento.
Relembre o caso
Em setembro, Silvio Almeida foi alvo de várias denúncias de abuso sexual, divulgadas pela organização Me Too Brasil.
Entre as vítimas, está a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que teria relatado o caso a integrantes do governo em junho deste ano.
Na ocasião, por meio de nota oficial, Silvio Almeida negou as acusações e afirmou que as denúncias não são baseadas em provas.
“Repudio com absoluta veemência as mentiras que estão sendo assacadas contra mim. […] Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro. […] Toda e qualquer denúncia deve ser investigada com todo o rigor da Lei, mas para tanto é preciso que os fatos sejam expostos para serem apurados e processados. E não apenas baseados em mentiras, sem provas. Encaminharei ofícios para Controladoria-Geral da União, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procuradoria-Geral da República para que façam uma apuração cuidadosa do caso […]”, escreveu.
Anielle Franco se pronuncia após demissão de Silvio Almeida envolvido em denúncias de assédio sexual:
Anúncio
ASSISTINDO
Anielle Franco se pronuncia após demissão de Silvio Almeida envolvido em denúncias de assédio sexual
Atriz da Globo denuncia transfobia de funcionário de companhia aérea após pouso de emergência
Giovanna Roque se pronuncia após sofrer agressão de MC Ryan: ‘Ele não é essa pessoa ruim’
MC Ryan pede perdão ao se pronunciar sobre agressão à mãe de sua filha: ‘Estou arrependido’
Fonte: Redação Terra